Título: Estimativa de IPCA muda pouco
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/09/2005, Economia & Negócios, p. B1

O aumento no preço da gasolina e do diesel anunciado ontem pela Petrobrás terá impacto entre 0,29 e 0,45 ponto porcentual na inflação, dependendo do reajuste aplicado pelos postos de combustíveis, já que se trata de um mercado livre. Apesar disso, boa parte das consultorias e economistas não alterou as projeções para o IPCA neste ano. Na avaliação do presidente do Conselho Regional de Economia, Heron do Carmo, o reajuste tira um fator de incerteza sobre o comportamento futuro da economia e dá segurança de uma trajetória cadente da inflação a médio prazo.

Para ele, o impacto do aumento no IPCA será de 0,4 ponto porcentual, o que permitirá que o índice feche em torno de 5,5% no ano. 'Foi muito bom esse reajuste ter sido anunciado ainda neste ano', disse Heron, especialista em índices de preços. A Petrobrás vinha sendo criticada por não ter repassado a alta do preço do petróleo para seus preços.

Este foi o primeiro reajuste em 2005. Heron do Carmo acredita que o Banco Central terá mais segurança para iniciar as reduções das taxas de juros neste mês. 'Um fator de incerteza foi eliminado.'

Heron comenta ainda que a decisão da Petrobrás veio após o auge do verão no Hemisfério Norte, quando ocorre o pico do consumo, e após o balanço do efeito do Katrina. Ou seja, o economista acredita que a Petrobrás já teve condições de calcular o reajuste necessário para corrigir a defasagem dos preços.

Na opinião do ex-ministro Mailson da Nóbrega, sócio da Tendências Consultoria Integrada, no entanto, a decisão da Petrobrás, eliminou apenas metade da defasagem do preços dos combustíveis no mercado interno em relação à alta do petróleo no mercado global. Segundo ele, a consultoria prevê um segundo reajuste, da mesma magnitude da anunciada ontem, em 2006.

Mesmo com essa expectativa de alta, a consultoria prevê que o IPCA de 2006 feche em 4,6%. 'Nós esperávamos que isso ocorresse até o fim do ano e o melhor seria que fosse feito o mais rápido possível', disse Mailson. Para o ex-ministro, a Petrobrás errou, ao adiar esse reajuste, porque, além de afetar a rentabilidade da empresa, gerou incertezas sobre o comportamento da inflação e do juro.

O consultor Fabio Silveira, da MS Consult, calcula que o impacto do aumento na inflação medida pelo IPCA seja de 0,45 ponto porcentual, mas dividido em dois meses, com algo em torno de 0,2 ponto neste mês. Isso porque o reajuste começa a valer a partir de amanhã e, portanto, tem efeito sobre 15 dias de setembro.

'O momento foi adequado para o reajuste porque a inflação deste ano está em baixa e aumento não contaminará os indicadores no próximo ano', diz Silveira. A consultoria Global Invest estima que, se o repasse para o consumidor for de 7,0%, o impacto no IPCA se

´Foi muito bom esse reajuste ter sido anunciado ainda neste ano´ rá de 0,29 ponto percentual, sendo que 0,20 ponto em setembro e 0,09 ponto em outubro. Segundo os economistas da consultoria, o anúncio da Petrobrás não altera a estimativa de inflação para este ano porque os preços dos alimentos estão com queda mais forte do que o esperado.

O reajuste também não altera a projeção da Global Invest de corte de 0,25 ponto porcential na taxa Selic em setembro.