Título: Bispo Rodrigues vai renunciar para fugir da cassação
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/09/2005, Nacional, p. A12

Para escapar da cassação, o deputado Carlos Rodrigues (PLRJ), o Bispo Rodrigues, decidiu ontem renunciar ao mandato. Acredita-se no Congresso que foi a primeira de uma série de renúncias envolvendo os 18 deputados sujeitos à cassação do mandato, conforme a lista feita pelos relatores das CPIs dos Correios e do Mensalão. As outras renúncias são esperadas para segunda-feira, uma vez que o Conselho de Ética abre na terça os processos de cassação. Depois de aberto o processo, o deputado não pode mais usar o recurso da renúncia - que lhe garante o direito de voltar a disputar cargos na próxima eleição, no ano que vem.

A renúncia mais provável é do deputado José Janene (PPPR), apontado como um dos operadores do suposto mensalão. A sobrevivência parlamentar de Janene foi encurtada após as denúncias que atingiram o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), que era um dos seus principais defensores.

Dos 18 deputados citados na representação, quatro já respondem por processo de cassação no Conselho de Ética: Sandro Mabel (PL-GO), José Dirceu (PT-SP), Romeu Queiroz (PTB-MG) e Roberto Jefferson (PTB-RJ). Eles não podem mais renunciar porque o processo já está em andamento.

SAQUES

Bispo Rodrigues foi acusado de ter sacado R$ 400 mil das contas bancárias das empresas do publicitário Marcos Valério Fernandes de Sousa, que seria o principal operador do mensalão. O presidente do seu partido, Valdemar da Costa Neto (SP), foi o primeiro acusado de participar do suposto esquema de financiamento montado pelo PT a renunciar ao mandato.

Ao avisar que renunciaria, Rodrigues disse ao quarto ao quarto-secretário da Mesa da Câmara, deputado João Caldas (PL-AL), que não tivera chances de se defender. Na carta de renúncia que deve apresentar, ele pretende inocentar o deputado Wanderval Santos (PLSP), evangélico como ele e também acusado de ter recebido dinheiro do chamado mensalão.

Segundo Caldas, Rodrigues irá dizer que pediu ao assessor de Wanderval para ir buscar no Banco Rural certa quantia de dinheiro repassado a ele por Marcos Valério, mas que Wanderval não sabia disso.