Título: Graduação em Design de Calçado é a 1.ª do País
Autor: Ana Paula Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/09/2005, Economia & Negócios, p. B14

Qualificar os trabalhadores se tornou palavra de ordem em São João Batista, pois as vagas mais difíceis de preencher são as que exigem mais formação. "Para deslanchar, a cidade precisa ter seus próprios designers", diz o diretor do Senai na região, Ilson Piovesan. "Uma maneira que encontramos de acelerar esse processo foi criar aqui um curso superior." Uma parceria do governo do Estado, Senai e sindicato deu origem à Universidade do Calçado, com um curso superior em design de calçados, que em sua primeira turma (iniciada há dois meses) tem 98 alunos. Também foram abertas as inscrições para a pós-graduação em Design de Calçados, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí. O curso dura cinco semestres e compreende aulas como ergonomia, desenho, moda e física. Há uma minifábrica e computadores para os alunos. "É o primeiro curso superior dessa área em todo o País e foi procurado principalmente por quem tem interesse em montar fábricas ou que já trabalham no ramo", diz Piovesan. Os investimentos para criação do curso somam R$ 1 milhão.

Graziely Zonta cursava Moda na cidade de Brusque e largou o curso para entrar na Universidade do Calçado. "Há poucos especialistas na cidade. Infelizmente, algumas empresas, em vez de criar, apenas imitam o que está sendo produzido no exterior. Isso tem de acabar." Ela pretende montar uma fábrica após se formar. "Quero fazer sapatos arrojados", diz, mostrando a sandália de salto de madeira recortada que tinha nos pés.

O colega Fabiano Cim trabalha como modelista há oito anos na empresa Camila Ferraz. "Se o exterior está criando tanta moda com cara de Brasil, por que não criá-la aqui dentro mesmo?" A formação também lhe interessa. "Estou gostando muito de concluir um curso superior em uma área com que me identifico." Além de formação superior, a Universidade do Calçado oferece cursos rápidos de aprendizagem para costureiras e cortadores e cursos técnicos em produção de calçados.