Título: Uma semana dedicada a avaliar risco para pedestre
Autor: Rodrigo Cerqueira Cesar
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/09/2005, Metrópole, p. C1

O pedestre é o foco da Semana Nacional de Trânsito deste ano, que inicia hoje suas atividades. Só os dados de atropelamentos seguidos de morte nas ruas de São Paulo já justificariam a escolha do tema - apenas no primeiro semestre, 370 pessoas morreram na capital. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os atropelados correspondem a 25% dos pacientes internados em prontos-socorros por causa de acidentes de trânsito. O presidente da Associação Brasileira de Pedestres, Eduardo José Daros, considerou importante a escolha do tema No Trânsito Somos Todos Pedestres. "A população se lembra da pessoa que anda a pé apenas quando ela vai cruzar a rua ou usar as passarelas. Mas também temos de zelar pela segurança do trânsito que ocorre nas calçadas, onde acontecem vários acidentes sem veículos."

Além dos problemas nos passeios públicos, Daros contou que a maioria dos semáforos tem tempo limitado para passagem do pedestre. "O que se vê é o pessoal correndo assim que a luz vermelha começa a piscar." Segundo ele, o Manual de Segurança do Pedestre, lançado em 1976, determina que se a pessoa iniciou a travessia ainda na luz verde, o tempo de alerta da luz vermelha tem de ser suficiente para que ela conclua seu trajeto até o outro lado da rua. "Mas a programação é errada. A pessoa fica no meio da rua e corre o risco de ser atropelada."

PASSEATA

A abertura oficial da semana, organizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ocorrerá no Hotel Blue Tree Towers, em Moema, zona sul. Durante o evento, será entregue o Prêmio Vida de Segurança nas Rodovias às concessionárias do Estado que alcançaram as metas de redução do índice de mortos. A agência também apresentará o panorama atual das estradas.

Outra ação prevista é a Passeata por um Trânsito Seguro, na sexta-feira. A caminhada será organizada pelos pais, alunos e professores da Escola Estadual Deputado Hugo Lacorte Vitalle, no Campo Limpo.