Título: Partido considera eleição um sucesso
Autor: Adriana M, Sandra Hahn, Ana Paula R. e Fabíola G.
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/09/2005, Nacional, p. A6

A chuva e o frio atrapalharam um pouco, mas no final da tarde de ontem, quando foram fechadas as urnas de 4.638 cidades do País, a direção petista estava convencida de que o quórum mínimio de 15% havia sido atingido, sem problemas, na maioria delas. ¿Foi um processo de completa normalidade¿, resumiu em Porto Alegre o presidente do partido, Tarso Genro. ¿Pela quantidade de pessoas, a eleição foi um sucesso¿, concluiu em São Paulo o coordenador nacional das eleições, Francisco Campos. ¿A militância atendeu ao chamado¿. Houve confusão, no entanto, no Recife. O comitê organizador pernambucano recebeu da direção partidária uma lista de 485 filiados proibidos de votar ¿ sem explicações ¿, que gerou protestos e indignação, levando os dirigentes a desistir da contagem até que o diretório nacional explique e resolva o que fazer com os votos dos que recusaram a punição. O PT acredita que até o meio-dia de hoje poderá divulgar os primeiros resultados oficiais. Os números de cidades mais afastadas, no entanto, demorarão alguns dias.

¿Pelas informações que nos chegaram dos 406 municípios onde houve votação, calculamos uma presença de 30% dos filiados do Rio Grande do Sul¿, disse o secretário de Organização petista no Estado, Vitor Labes. Ele pretende terminar as apurações no final da tarde de hoje. O ex-ministro das Cidades, Olívio Dutra, disputa a presidencia do PT gaúcho com Estillac Xavier.

Em Ribeirão Preto, no interior paulista, a contagem dos votos já estava feita no início da noite de ontem: por uma diferença de 10 votos o grupo do ministro Antonio Palocci, da Fazenda, deixou de ganhar no primeiro turno. Seu candidato, Jorge Parada (Campo Majoritário), precisava de 437 votos e ficou nos 427. No segundo turno, a 9 de outubro, enfrentará o segundo colocado, Beto Cangussu (independente).

Em Curitiba, o clima no final da tarde era de otimismo: cerca de 50% dos 60 mil filiados havia votado, nos 391 diretórios paranaenses. A expectativa é de um segundo turno entre o atual presidente do PT estadual, André Vargas, e um dos dois candidatos à esquerda, o Dr. Rosinha ou o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi.

PERNAMBUCO

A listagem com 485 filiados que deveriam ser excluídos das listas, enviada pelo diretório nacional, provocou tumulto no Recife. O partido havia preparado uma relação com 8.440 nomes, e a recebeu de volta com apenas 7.955. Muitos dos excluídos, que não receberam qualquer explicação, decidiram votar em separado ¿ outros simplesmente foram embora. ¿Foi uma lambança¿, comentou o deputado federal Fernando Ferro, cujos três filhos estavam entre os que não votaram. Como os nomes abrangiam militantes das várias tendências, negociou-se um acordo, mas a decisão que prevaleceu foi deixar a decisão final para a comissão nacional. As urnas continuarão lacradas até o caso ser resolvido.

O PT mineiro também concluiu, no final da tarde de ontem, que o quórum foi conseguido sem problemas: cerca de 25 mil dos 83 mil filiados no Estado foram às urnas. Em Belo Horizonte, a votação transcorreu num clima morno, sem incidentes. Nos outros 707 municípios mineiros habilitados para o PED também houve quorum.

A presidência do PT mineiro é disputada por seis candidatos. O ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, representante do Campo Majoritário, é considerado o favorito. É bem provavel, no entanto, que haja segundo turno, que deverá juntar todos os concorrentes contra o Campo Majoritário. Os principais adversários de Nilmário são o deputado estadual Durval Ângelo (Tribo) e o prefeito de Coronel Fabriciano, Chico Simões (movimento PT).