Título: `Forças conservadoras querem destruir o PT¿
Autor: Clarissa Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/09/2005, Nacional, p. A9

BELO HORIZONTE - Numa versão reeditada da tese do ¿complô das elites¿, o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, acusou ontem as ¿forças conservadoras do Brasil¿ de tentarem destruir o PT. Para ele, a oposição exercita de forma ¿artificial e muitas vezes mentirosa¿ uma tentativa de atingir o partido. ¿A tentativa de destruir o PT é externa. São as forças conservadoras que, naturalmente, não querem que o maior partido político do País seja um partido de esquerda, transformador¿, disse Dulci, em Belo Horizonte, após votar em Ricardo Berzoini para presidir o PT. Dulci destacou que o partido ¿foi o que mais defendeu os pobres e os trabalhadores¿ no Brasil. ¿Não há nenhum outro partido que se compare ao PT em matéria de defender população carente¿, frisou o ministro.

Parte das denúncias envolvendo petistas refere-se, na sua opinião, a uma tentativa da oposição de antecipar a campanha eleitoral de 2006 ¿ ¿misturando questões que precisam ser apuradas com a tentativa gratuita e artificial de destruir um partido político¿. Dulci acompanhou pela manhã o candidato do Campo Majoritário à presidência do PT de Minas, o ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda. Este fez comentários na mesma linha do ministro: ¿Aqueles que acham que o partido acabou estão muito enganados.¿

CAIXA 2

Em Fortaleza, antes de votar, o deputado José Pimentel (PT-CE) fez duras críticas ao sistema de contribuição eleitoral brasileiro. ¿É um sistema corrupto. Ou a gente enfrenta esse problema ou não vamos consolidar o Estado democrático¿, declarou. Tesoureiro da transição e integrante da chapa que concorre à presidência do PT, encabeçada por Berzoini, Pimentel assegurou que as contas do PT estão sendo saneadas. As dívidas vencidas, segundo ele, foram refinanciadas em 18 meses e estão sendo todas pagas. Quanto às contas do chamado caixa 2, ele reafirmou que as mesmas são de responsabilidade do ex-tesoureiro Delúbio Soares. Pimentel disse que o Diretório Nacional não vai se responsabilizar nem mesmo pelos R$ 250 mil repassados ao PT cearense, através do deputado estadual José Nobre Guimarães, irmão do ex-presidente da legenda, José Genoino.

O dinheiro foi entregue a Guimarães, em abril de 2003, através da SMPB, do empresário mineiro Marcos Valério, apontado como operador do mensalão. Guimarães afirma que o dinheiro foi usado para cobrir gastos da campanha do também petista José Airton Cirilo, candidato derrotado ao governo cearense em 2002. Ele admite ter intermediado o repasse com o ex-tesoureiro do PT, mas jura que não sabia que o dinheiro vinha de Valério. O irmão de Genoino está tendo de se explicar sobre o episódio e corre o risco de perder até o mandato por isso.

DEMOCRACIA

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, disse ontem, em Porto Alegre, que a melhor forma de responder a uma crise partidária é ampliar a democracia interna. Ele avaliou que o PT ¿nunca esteve tão fragmentado, tão atingido por uma conduta equivocada de dirigentes nacionais especialmente¿. O ministro afirmou esperar ¿uma grande renovação¿ nas eleições internas petistas. Uma eventual vitória do ex-ministro Olívio Dutra na disputa pela presidência do PT no Rio Grande do Sul não o tornaria automaticamente candidato ao governo gaúcho em 2006, na avaliação do ministro. Rossetto já admitiu desejo de concorrer ao governo estadual. ¿Temos uma grande tarefa de reorganização, de ampliação do PT no Rio Grande do Sul e a vitória do Olívio vai colaborar muito para esse fortalecimento.¿