Título: Brasil pede hoje aos EUA quebra de sigilo de Duda
Autor: José Antonio Pedriali
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/09/2005, Nacional, p. A10

LONDRINA - O Brasil vai solicitar hoje ao governo dos Estados Unidos a quebra de sigilo da conta bancária que o publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha de Lula à Presidência, mantém numa agência do BankBoston na Flórida. A conta está registrada em nome da Dusseldorf - offshore que o publicitário abriu nas Bahamas - e teria recebido depósito de US$ 3,4 milhões, como parte do pagamento pelos serviços prestados ao PT na campanha eleitoral de 2002. Duda disse, em depoimento à CPI dos Correios, que esse dinheiro foi repassado pelo publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza, a pedido de Delúbio Soares, o ex-tesoureiro nacional do PT.

O pedido de quebra de sigilo será feito pelo Departamento de Recebimento de Ativos do Ministério da Justiça e encaminhado ao Departamento de Justiça americano. O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), sub-relator de movimentação financeira da CPI dos Correios, prevê que serão necessários pelo menos dois meses para que a comissão tenha acesso à conta de Duda. Isto, naturalmente, se o governo dos Estados Unidos acatar o pedido brasileiro, o que, na avaliação de Fruet, ocorrerá "sem sobressaltos".

DESAFIOS

Em depoimento à Polícia Federal na semana passada, Duda disse ter sacado todo o dinheiro que possuía no BankBoston para "cobrir despesas pessoaIs", informação recebida com incredulidade tanto pelos policiais quanto pelos integrantes da CPI. "Essa declaração é altamente suspeita", observou Fruet.

De acordo com o deputado, rastrear no exterior a movimentação financeira de Marcos Valério e de outras pessoas que participaram do esquema do mensalão é um dos maiores desafios da CPI. É, também, o trabalho que consumirá mais tempo.

Esse procedimento, estimou Fruet, somente deverá estar concluído entre dois e quatro anos, período similar ao exigido pelas investigações que levaram ao dinheiro que o ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf movimentou ilegalmente no exterior.

"A CPI vai acabar, mas seus desdobramentos vão durar muito tempo", frisou Fruet. Em curto prazo, a comissão vai iniciar, possivelmente nesta semana, a auditoria nos contratos de Valério com empresas particulares, em especial as operadoras de telefonia.