Título: Atividades dependem dos professores
Autor: David Moisés
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/09/2005, Vida&, p. A16

Não há mágica nos dois softwares que servem de plataforma para este bem-sucedido programa de reforço escolar. Ambos são simples, diretos na exposição dos conteúdos e nas instruções para exercícios, muitos deles feitos em versões enxutas de editor de texto e data-show no Trilha de Letras e no Números em Ação. Cada software é distribuído às escolas num CD acompanhado de extenso material impresso de orientação do professor para o planejamento e a condução das atividades. Aliás, se há mágica na melhora do desempenho dos alunos, está no bom preparo dos professores para as aulas. ¿A tecnologia não é nada sem o professor que saiba usá-la¿, explica Silene Kuin[...], que coordena a capacitação para uso do Trilha. ¿O software é uma ferramenta, como o giz e o quadro, que em muitas situações dão conta do recado.¿ A questão é saber usar a tecnologia. Desde 2004, quando o programa de reforço começou a ser testado, professores de 89 diretorias regionais da Secretaria de Estado da Educação passaram a receber treinamento para serem tutores em suas cidades, formando outros professores de escolas interessadas ¿ e que tenham pelo menos dez computadores. O período de testes serviu também para calibrar melhor o conteúdo dos softwares, dando-lhes maior densidade pedagógica e tornando-os mais atrativos para as crianças.

A fabricante dos softwares, a mineira Info Educacional, absorveu as sugestões e emplacou uma boa encomenda para este ano. Os CDs do Trilha vão para 1.178 escolas atender 34.800 alunos e os Números vão para 1.104 escolas e 31.300, num contrato de R$ 2,240 milhões ¿ incluindo licenças. Em 2004, na fase piloto, foram envolvidas 1.107 escolas no total.