Título: Ele é vítima de uma injustiça, diz filho
Autor: Tânia Monteiro e Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/09/2005, Nacional, p. A4

O superintendente federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Pernambuco, José Maurício Valladão Cavalcanti, nomeado em 11 de abril por influência do pai, Severino Cavalcanti, disse ainda não saber qual será o seu destino depois da decisão a ser anunciada pelo presidente da Câmara. Mas não demonstrava disposição de se afastar do cargo: "Tem um trabalho a ser executado, há várias pessoas envolvidas", justificou José Maurício. "Vamos por etapas", afirmou por telefone, em Brasília, ao Estado. "Há uma conjuntura a ser analisada", continuou ele, dizendo que seu pai está sendo vítima de uma injustiça. "Ele está sendo condenado sem direito a defesa."

José Maurício disse que, desde que estourou a denúncia do mensalinho, tem se dividido entre Brasília e Recife. "Papai tem 74 anos, não é uma idade fácil para carregar uma carga dessas." Na superintendência federal do Ministério, no Recife, uma secretária informou ontem que José Maurício estava em Brasília desde a semana passada.

SOMBRA

Ele também não fala sobre os planos de uma candidatura a deputado estadual nas próximas eleições. Nascido em São Paulo, José Maurício tem 49 anos e vive em Pernambuco desde os 8, quando se mudou com a família. Sempre viveu em torno e à sombra do pai.

Formado em Economia, foi duas vezes candidato a prefeito de João Alfredo, no Agreste, terra natal de Severino Cavalcanti, sendo derrotado nas duas tentativas - 2000 e 2004. Depois do primeiro insucesso, foi nomeado secretário de Habitação do município metropolitano de Jaboatão dos Guararapes, sempre por influência do pai, que é declaradamente a favor do nepotismo. Ocupou o cargo em 2001 e 2002.