Título: Jefferson: 'Dirceu será um cavalo de Tróia no PT'
Autor: Denise Madueño e Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/09/2005, Nacional, p. A6

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que pretende retirar o pedido de cassação contra o ex-ministro José Dirceu, disse que não se importa se sua decisão beneficiar o petista. "Não tem problema que ele renuncie. Não quero mais nutrir ódio. Não tenho ressentimentos", disse ontem, embora reafirme ter "horror" a Dirceu. "Vou devolver o Dirceu incólume ao PT. Será um cavalo de Tróia. Se ele voltar a assumir a presidência do partido, vou sentar no chão e rir muito. Será meu presente", ironizou. Jefferson está em São Paulo, onde conversa hoje com executivos da empresa italiana TBA Records que propôs ao ex-deputado a gravação de CD com músicas italianas. "Se der certo, vou começar nova carreira", comemorou Jefferson.

Cassado pela Câmara no dia 14, Jefferson disse que vai retirar o pedido de cassação porque há acordo entre PSDB, PFL e PT para que haja só duas cassações: a do ex-ministro e a dele. "Me senti usado pelo PSDB e PFL", disse. "Se quiserem cassar Dirceu, que representem contra ele. Não vou colocar azeitona nessa empada. Já paguei o meu preço", acrescentou.

Jefferson duvida que o PSDB represente contra Dirceu, alegando que os dois partidos teriam acordo para limitar cassações, protegendo-se mutuamente. "No fundo, o PSDB e o PT são frutos da mesma árvores; fios da mesma pipa. Todos os dois (partidos) fazem políticas que beneficiam os bancos que ganham uma barbaridade", afirmou. Para ele, a decisão do ministro Antonio Palocci de "trancar o cofre" beneficia o setor financeiro.

Além do pedido contra Dirceu, Jefferson afirmou que vai retirar o pedido de cassação contra o deputado Sandro Mabel (PL). "Tem pouca coisa contra ele e não tenho provas. Tinha conversas", resumiu, justificando sua decisão. Para retirar o pedido, ele exige que Mabel retire o pedido que pede a cassação da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO).