Título: 'Eleição de Severino foi estupidez coletiva'
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/09/2005, Nacional, p. A7

Para o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) a eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE) para a presidência da Câmara foi o resultado de uma "estupidez coletiva", fruto de uma "combinação do erro do governo com o erro da oposição". "Nós marchamos para esse impasse que felizmente na quarta-feira será solucionado", disse Gabeira, certo de que Severino renunciará amanhã. "A presença do Severino na presidência da Câmara é uma humilhação nacional", definiu o deputado. "O mais importante é nós superarmos o acontecimento", concluiu.

Em sabatina ontem, Gabeira comparou a filósofa Marilena Chauí a Severino por ela dizer que há ódio contra o PT e que o partido é o responsável pela redemocratização do País. "Ela tem uma construção (de pensamento) romanesca parecida com a de Severino, embora sejam intelectos colocados em extremos diferentes", definiu.

Para Gabeira, a filósofa exagera quando fala do papel do PT na democracia e abstrai totalmente o presente do partido, fazendo com que o PT seja "sempre odiado e sempre bom".

A candidatura de Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) para a presidência da Câmara, continuou Gabeira, foi equivocada porque ele não tem "o melhor trânsito" entre os deputados, o que acabou por dividir os próprios petistas. Essa divisão teria atingido todos os partidos e alavancado a candidatura de Severino.

Gabeira disse ter feito oposição a Severino desde a eleição da presidência na Câmara. Lembrou que vários deputados o criticaram. "Falavam que era preconceito, só porque ele vinha do Nordeste, só porque não era articulado."