Título: Gabeira diz que presidente Lula sabia da corrupção
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/09/2005, Nacional, p. A7

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conhecia o esquema de corrupção montado em seu governo e que as respostas do presidente "infantilizam" o brasileiro. "O presidente Lula sabia, sabe. O presidente Lula está escondido, agarrado no braço do Juscelino (Kubitschek)", ironizou o deputado durante sabatina promovida pelo jornal Folha de S. Paulo. Para Gabeira, o processo de impeachment pode ocorrer sem a aclamação popular. "São processos naturais numa democracia", disse, citando os processos contra os ex-presidentes americanos Bill Clinton e Richard Nixon como exemplos. "Não acho que essa variável, da grande manifestação popular, seja decisiva. A decisiva é você, constitucionalmente, chegar à conclusão de que o presidente incorreu num crime e pode ser punido", discorreu, dando um prazo de três a quatro meses para que as investigações nas CPIs dêem embasamento para um parecer dos deputados sobre o impedimento de Lula.

Gabeira criticou a expectativa por parte dos deputados da chamada "prova batom na cueca". "Quando passamos a analisar os fatos e a pensar, nós vemos que eles estão envolvidos sim e, no caso do Severino, era claro, no do (ex-ministro da Casa Civil José) Dirceu era claro, no caso do Lula, no meu modo de ver, também é claro", explicou. Ele adiantou que votará pela cassação de Dirceu e foi aplaudido pela platéia. "Ele (Dirceu) tem uma história política, mas se perdeu no caminho."

O deputado disse que o "comprometimento em manter o poder" fez o PT montar o esquema de compra de votos que "corrompeu e trouxe desolação moral para o parlamento". O agravante seria a "tradição de desprezo pela democracia formal" na história da esquerda. "Sempre foi vista a democracia como instrumento tático, não como visão estratégica." Ele vê com bons olhos as cassações, "mas 20 não vão resolver o processo de limpeza do Congresso", que para Gabeira virá com as eleições em 2006.

Na avaliação do deputado, o brasileiro vai rejeitar "os salvadores da pátria". "O eleitor vai procurar o maridão sem atrativos, mas que garante as contas no final do mês", ilustrou Gabeira, dizendo que devem imperar o "realismo e o pragmatismo". "A mudança rejuvenescedora não aconteceu", avaliou, dizendo ser cedo para declarar apoio a alguém, mas garantindo que não vota em Lula "nunca mais". "A tendência é o eleitor optar pelo pragmatismo, não acreditar nos grandes líderes, mas em gente que saiba realizar os trabalhos elementares."