Título: CPI espera de doleiro revelações de impacto
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/09/2005, Nacional, p. A12

O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), espera que o doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, faça hoje revelações de impacto no depoimento que prestará para três comissões de inquérito. Um forte esquema de segurança foi montado no Senado para o depoimento de Toninho, que cumpre pena de 25 anos na penitenciária de Avaré (SP) por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes tributários. Segundo Serraglio, há cerca de um mês, quando conversou com um grupo de parlamentares da CPI dos Correios, em São Paulo, Toninho ligou o ex-ministro José Dirceu à corretora Bônus Banval, usada pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares para repassar dinheiro para o PP e o próprio PT. "Se ele falar e der detalhes do que ele sinalizou no depoimento em São Paulo vamos saber muita coisa. Ele foi o único até agora que ligou o Dirceu à Bônus Banval."

Toninho disse que conhecia detalhes das operações financeiras do PT no exterior e que sabia das remessas feitas pelo ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Segundo ele, o PT tinha conta clandestina no exterior, operada pelo Trade Link Bank, uma offshore vinculada ao Banco Rural e sediada nas Ilhas Cayman.

Ainda segundo Toninho, quando o PT queria sacar os recursos do Trade Link acionava o doleiro Dario Messer, que recebia os dólares em sua offshore no Panamá e entregava aos petistas o valor em reais no Rural, em Belo Horizonte. Toninho disse ainda que Marcelo Viana, que era seu funcionário, fazia entregas de dinheiro do PT na Câmara Municipal de São Paulo. Outra doleira, de acordo com a versão de Toninho, que faz parte do esquema é Nelma Cunha, da Havaí Câmbio e Turismo, de Santo André.

O depoimento de Toninho da Barcelona foi marcado pela CPI dos Bingos, mas integrantes das comissões dos Correios e do Mensalão vão participar da audiência. A previsão é que o doleiro chegue hoje de manhã em Brasília, acompanhado de dois agentes da Polícia Federal. "Ele poderá explicar com detalhes toda a compra de dólares que o PT trazia para o Brasil. Ele conhece bem as operações com o Trade Link Bank", disse o deputado ACM Neto (PFL-BA).

Amanhã, as CPIs dos Correios e do Mensalão vão ouvir, em sessão conjunta, o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity. Os parlamentares querem saber por que ele depositou R$ 145 milhões nas contas da SMPB e da DNA, agências de Marcos Valério de Souza. Dantas diz que foram pagamentos de trabalho de publicidade.