Título: Empresas descobrem o custo menor da telefonia pela internet
Autor: Ana Paula Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/09/2005, Economia & Negócios, p. B20

Reduzir custos é um objetivo constante em qualquer empresa. Nas micro, que geralmente lidam com orçamentos apertados, é obrigação. Algumas estão aproveitando recursos que a internet oferece para diminuir despesas, e o uso de voz sobre protocolo de internet (VoIP) é um dos que tem se disseminado mais rapidamente. O VoIP possibilita a transmissão da voz pela internet. Uma de suas principais aplicações é exatamente usar a rede para conversar com outros locais, substituindo o telefone comum. O custo geralmente é menor que o das tarifas cobradas pelas operadoras. Pode até ser zero.

O diretor da Flama Representações, Renato Moulard, estava buscando uma maneira de reduzir os gastos de sua empresa. "Como trabalhamos com representações, nossos grandes gastos são a conta telefônica e o combustível do carro. O veículo virou bicombustível, faltava dar um jeito no telefone."

Moulard optou pela instalação de um telefone digital, que é igual a um telefone normal, porém, está conectado à internet. "Pago uma mensalidade e tenho direito a 520 minutos de conversa para qualquer DDD. Na primeira conta de telefone, já vi a diferença." Ele diz que - incluindo proporcionalmente as mensalidades - uma semana falando por VoIP foi R$ 100 mais barato do que uma semana falando por DDD comum. "E a qualidade do som é excelente, dificilmente dá um engasgo."

Jussara Hassan, gerente de marketing da Hip Telecom (empresa que forneceu o telefone da Flama), conta que as microempresas começam a se interessar mais pelo VoIP. "O uso da informática ainda é pequeno nessas empresas, e os funcionários ficam receosos de aprender recursos de internet. Por isso, optamos por fornecer um aparelho que é como um telefone comum, para que o usuário não tenha dificuldades, e planos mais acessíveis." Para 2006, a Hip Telecom prevê dobrar o número de pedidos de telefones VoIP. Além dela, diversas outras empresas e operadoras oferecem o serviço.

"As operadoras estão muito atentas para esse serviço", diz Mauro Perez, diretor de pesquisas e análises do IDC, instituto de pesquisa de mercado especializado em tecnologia da informação. "É uma aplicação que está se expandindo muito e pode afetar o faturamento delas. Por isso mesmo, algumas já oferecem o serviço."

Ele conta que, além do telefone digital, há outra maneira de utilizar o VoIP: os softfones, ou softwares de telefonia. Os mais famosos são o Skype e os serviços de voz do Google e MSN. "Basta ter uma conexão de banda larga, placa de som e instalar o programa, que é baixado da internet." Com o softfone instalado, o usuário pode pesquisar que outras pessoas estão com o programa ligado, e falar com elas gratuitamente com um microfone. Caso a necessidade seja ligar para algum telefone, existem taxas.

Na empresa Australian Center, toda a comunicação com fornecedores é feita por Skype. "Economizo 25% nos DDDs e DDIs, e com meus fornecedores não pago nada, porque eles usam Skype também. Para quem trabalha com representações internacionais, faz toda a diferença", conta Vinícius Barreto, diretor da empresa.

Ele também aposentou o fax: usa a internet para enviar gráficos e textos. "Às vezes por e-mail, às vezes pelo softfone mesmo." Ele recomenda a tecnologia para todos os seus clientes. "Para crescer, as empresas estão se informatizando. Por que não utilizar todos os recursos possíveis para também reduzir custos?"