Título: Planalto sugere cautela para evitar novo fiasco
Autor: Tânia Monteiro e Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/09/2005, Nacional, p. A8

Com medo de perder a presidência da Câmara para um adversário, o deputado José Thomaz Nonô (PFL-AL), o governo recomendou cautela na articulação para fazer com que o substituto de Severino Cavalcanti (PP-PE) seja da base aliada. Para tanto, não quer que o PT, apesar de ter a maior bancada na Casa, lance uma candidatura única neste momento. Em reunião ontem, na Granja do Torto, com líderes petistas, o presidente Lula admitiu que, se o governo adotar esse caminho, corre o risco de perder mais uma vez a disputa, como ocorreu em fevereiro, quando Luiz Eduardo Greenhalgh foi derrotado por Severino.

Diante das dificuldades, o PT decidiu ontem à noite, em reunião da coordenação da bancada - da qual participou o presidente interino do partido, Tarso Genro, promover consultas junto aos demais partidos da base e até da oposição em torno de quatro nomes petistas: o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), e os deputados José Eduardo Cardozo (SP), Sigmaringa Seixas (DF) e Paulo Delgado (MG). "Não queremos passar a visão de intransigência", afirmou o líder do partido na Câmara, Henrique Fontana (RS).

Na tentativa de poupar Lula de mais um desgaste, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Jaques Wagner, disse que a eleição não contará com a mão pesada do Planalto. "Acho que isso não é bom para o Palácio e não é bom para a Câmara."