Título: Fogo destrói Jardim Botânico de Brasília
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/09/2005, Vida&, p. A19

Cerca de 80% da área do Jardim Botânico de Brasília já foi destruída por um incêndio, que começou segunda-feira, foi debelado no início daquela noite, mas retornou na tarde de ontem. Cerca de 240 bombeiros, auxiliados por integrantes de brigada de incêndio do Ibama, trabalhavam para tentar controlar três focos simultâneos: além do Jardim Botânico, o fogo atingiu uma área protegida do IBGE e a Fazenda Águas Limpas, da Universidade de Brasília. No início da tarde, um foco de fogo também surgiu nas proximidades do aeroporto, mas foi controlado. Pelos cálculos do major do Corpo de Bombeiros, Luiz Blumm, em dois dias, o fogo destruiu cerca de 3,5 mil hectares. Parte da região atingida é hábitat de uma grande quantidade de animais silvestres.

"A seca, associada aos ventos e ao calor intenso, é uma combinação explosiva. Qualquer foco pode sair do controle", afirmou o coordenador de Prevenção da Divisão de Fogo do Ibama, Guilherme Almeida. Ontem, o calor esteve próximo de bater uma marca histórica. Os termômetros apontavam 32,7°C, pouco menos do que o registrado em 1963.

Segundo Almeida, há fortes indícios de que o incêndio tenha sido criminoso.

Ontem, os bombeiros contavam com caminhões de água para atacar os focos. Em locais sem acesso, o trabalho era feito com abafadores e bombas de água colocadas nas costas. Brasília não tem aviões para combate a incêndios.