Título: Esquerda vai dividida ao 2.º turno no PT
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/09/2005, Nacional, p. A13

Embolou a disputa por uma vaga no segundo turno das eleições presidenciais do PT e o partido deverá ter certeza apenas hoje sobre quem enfrentará Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, no dia 9 de outubro. Uma diferença de apenas 3 mil votos separa Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, com 15,6%, de Raul Pont, da Democracia Socialista, com 14,4%. A vantagem de ambos em relação a Plínio de Arruda Sampaio, da Ação Popular Socialista, e Maria do Rosário, do Movimento PT, também é pequena. Berzoini aparece com 42,4% dos 266.511 votos apurados. Plínio tem 13% e Maria do Rosário 12,5%.

"Não saí do páreo, mas seja qual for o resultado, ganhamos porque o debate foi feito e está muito claro que existe uma oligarquia que controla o partido de maneira clientelista", afirmou Plínio com certa resignação. Até o fim de semana ele decide o rumo de seu grupo político - Plínio e vários deputados ameaçam deixar o PT. Ele já deixou claro que não apoiará Pomar caso seja ele o representante da oposição no segundo turno.

A divulgação da primeira parcial de resultados na eleição de chapas para o Diretório Nacional atestou a perda de poder do Campo Majoritário - grupo moderado que domina o PT há dez anos - e o crescimento das correntes de oposição. "A perda de hegemonia do Campo Majoritário significa um avanço para o PT", afirmou o presidente interino da legenda, Tarso Genro. A nova correlação de forças, segundo ele, dará ao PT maior autonomia em relação ao governo. "Teremos um programa mais ousado, de mudanças positivas."

"Queremos produzir uma nova maioria", afirmou Ricardo Berzoini, referindo-se à perda de poder de seu grupo político. "O Campo Majoritário não será apenas um bloco monolítico."

As 81 vagas do Diretório Nacional serão distribuídas proporcionalmente ao número de votos obtido por chapa. Participam ainda do DN o presidente do PT e os líderes do partido na Câmara e no Senado, somando 84 cadeiras.

O Campo Majoritário, reunido na chapa "Construindo um novo Brasil", obteve 43,6%; a Democracia Socialista e a Articulação de Esquerda obtiveram, respectivamente, 11,6% e 11,5%. A chapa "Movimento", do Movimento PT, alcançou 10,9% e a chapa "Esperança Militante", da Ação Popular Socialista e apoiadores de Plínio, 9,1%.

Ao lado do Movimento PT, o PT de Luta e de Massa aparece como uma das correntes que mais cresceram em relação à composição atual do Diretório. A chapa "Socialismo e Democracia", ligada ao PTLM, teve 6,4% dos votos. As chapas "O Partido que Muda o Brasil", "Terra, Trabalho e Soberania", ligada à corrente O Trabalho, "Movimento Popular" e "O Brasil Agarra Você" obtiveram, respectivamente, 2,7%, 2%, 1,6% e 0,7% dos votos.

Os resultados finais da eleição no PT devem ser anunciados na sexta-feira. O quórum já superou expectativas e pode chegar a 300 mil eleitores.