Título: PT e oposições trocam insultos
Autor: Eugênia Lopes, Luciana Nunes Leal e Irany Teresa
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/09/2005, Nacional, p. A9

Com xingamentos, acusações, gritos e até agressões físicas, governistas e oposicionistas enfrentaram-se ontem no depoimento do banqueiro Daniel Dantas, no plenário 2 da Câmara dos. No momento mais tenso, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) e o deputado João Fontes (PDT-SE), expulsos do PT em dezembro de 2003, trocaram empurrões com o deputado petista Eduardo Valverde (RO). A sessão foi suspensa por 15 minutos. Diante do comentário de Valverde de que "toda acusação ao PT terá resposta", Fontes atacou: "Cala a boca, seu partido é corrupto, não pode falar!" Valverde irritado devolveu: "Deviam ter sido expulsos mesmo do PT!" Heloísa Helena reagiu, exigindo respeito, com a caneta apontada para o rosto do petista. Valverde relembrou que a senadora foi suspeita de ter votado contra a cassação de mandato do ex-senador Luiz Estêvão (PMDB-DF).

"Ele disse que eu transava com o Luiz Estêvão. Eu tive que dizer que ele (Valverde) está envolvido em pedofilia, em rede de prostituição, em roubo no ramo de transporte público", disse Heloísa. O banqueiro Daniel Dantas chegou a rir da situação que presenciava.

Valverde prometeu denunciar os dois parlamentares ao Conselho de Ética, por falta de decoro. "Ela quase furou meu olho!", reclamou o petista, em referência à caneta que a senadora lhe apontou.

Heloísa Helena também voltou sua agudeza contra Dantas. A senadora se referiu ao banqueiro como "Lúcifer". "Em toda a minha militância, sempre ouvi falar de V.Sa. como gênio do mal, alguém preparado para todas as coisas ardilosas, para tudo aquilo que é a essência do capitalismo: o suborno, a chantagem, a espionagem, a corrupção", afirmou.

O confronto entre oposicionistas e governistas seguiu script imutável ao longo da sessão. Governistas insistiam em dizer que Daniel Dantas reclamava do governo Lula por não ter benefícios obtidos no governo FHC, principalmente na privatização das telefônicas. Tucanos e outros oposicionistas contra-atacavam dizendo que os petistas tentam encobrir a corrupção no atual governo.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC)iniciou a sessão de confrontos ao citar processos e dizer que Dantas era o "maior corruptor do Brasil": "Recebi documento da Associação Nacional dos Participantes de Fundo de Pensão com muitas denúncias. Se 10% (das denúncias) forem comprovadas, o sr. Daniel Dantas deveria estar preso há muito tempo." A deputada tucana Zulaiê Cobra (SP) protestou. "O depoente está sendo desrespeitado. Nós não desrespeitamos o José Dirceu quando veio à CPI", argumentou Zulaiê.