Título: E 78% acreditam nas denúncias do mensalão
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/09/2005, Nacional, p. A12

O eleitorado brasileiro tomou conhecimento do escândalo do mensalão (81% sabem dele), acompanhou atentamente as apurações e se definiu sobre o que foi dito e apurado: 78% acham que as denúncias sobre o mensalão são "totalmente verdadeiras" (46%) ou "mais verdadeiras que falsas" (32%). Apenas 16% acham que as denúncias são "mais falsas que verdadeiras" (13%) ou "totalmente falsas" (3%). De todo o escândalo do mensalão e da crise política, as referências que o eleitorado brasileiro mais guardou na memória foram a "acusação de que o PT dava mesada para parlamentares" (28%) e as "denúncias de corrupção nos Correios" (21%). Outras opções apresentadas pela pesquisa tiveram menos citações - como as denúncias envolvendo Severino Cavalcanti (10%) e o uso de caixa 2, pelo PT, para pagar despesas em campanhas eleitorais" (9%).

Um número altíssimo de eleitores tomou conhecimento da crise política: 81% (58% em junho); 18% (41% em junho) não souberam dela. Dos que conhecem a crise, a maior parte (40%) acha que ela afetará negativamente a economia, enquanto 24% acham que afetará positivamente e 24% entendem que não afetará.

Nos últimos três meses, a área de governo cuja gestão recebeu maior desaprovação do eleitorado foi o "combate à fome e à pobreza"; as políticas melhor avaliadas foram o combate à inflação e a "taxa de juros".