Título: BC mostra queda da dívida externa brasileira
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/09/2005, Economia & Negócios, p. B4

As contas do Banco Central (BC) em agosto mostram que a dívida externa brasileira está caindo. Segundo o resultado mais recente divulgado, de junho, a dívida soma US$ 191,309 bilhões, o equivalente a 28,2% do Produto Interno Bruto (PIB). No primeiro ano do atual governo, o endividamento do País no exterior correspondia a 42,4% do PIB. Os indicadores divulgados ontem apontaram ainda que o volume das reservas internacionais em junho, de US$ 59,885 bilhões, cobririam com sobra os pagamentos da dívida nos próximos 12 meses. ¿A situação da dívida externa melhorou, bem como o grau de sustentabilidade das contas externas¿, disse Altamir Lopes, chefe do Departamento Econômico do BC.

Os números indicam que o Brasil conseguiu dar uma virada positiva necessária nas contas com o exterior a partir de 1999, e continuou com resultados cada vez mais favoráveis. Para investidores e analistas, os dados são um sinal claro de que o País tem condições de cumprir os compromissos com os credores externos.

Desde o início da formulação da série histórica da dívida externa, em 1947, não se viam indicadores tão favoráveis, diz Lopes.