Título: Professores acham a prova fácil e apontam erros
Autor: Fabiana Cimieri
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/09/2005, Vida&, p. A16

As 63 questões do Enem foram classificadas como fáceis - e até elementares - por professores de cursinhos. As únicas questões que exigiam mais empenho, segundo eles, eram as que apresentaram erros em enunciados ou formato. Professores do Anglo destacaram incorreções gramaticais em algumas perguntas. Numa delas, estava escrito "o DNA têm", quando o correto seria "o DNA tem".

O curso Objetivo informou ainda que a questão que falava sobre investigação forense (número 17 na prova amarela) usava uma nomenclatura obsoleta. Era dado o "peso molecular", quando o que se usa hoje é "massa molecular". O professor Fernando Teixeira acrescenta que havia duas transcrições erradas de textos de Mario de Andrade e Carlos Drummond de Andrade. Faltaram letras e a forma da poesia foi modificada.

A multidisciplinaridade, no entanto, mereceu elogios. "Havia ligação entre matérias como geografia, português, química e biologia", disse a professora Vera Antunes. A redação também agradou. Um mapa e textos explicavam o trabalho infantil na realidade brasileira e o MEC pedia uma dissertação. .