Título: Pierre Alexander tem novos controladores
Autor: Vera Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/09/2005, Economia & Negócios, p. B10

Selby Investimentos, dona de negócios na área têxtil, assume empresa e já mira o mercado externo

A Pierre Alexander, terceira maior empresa em venda direta de produtos de beleza no Brasil, que concorre no disputado mercado ¿porta a porta¿ com a Avon e a Natura, acaba de mudar de mãos. A Selby Investimentos, que atua na área têxtil ¿ com participações em companhias como a Bouquet, Goiatêxtil e São Cristóvão ¿, é a nova controladora da empresa de cosméticos. Os investidores também são acionistas da Büettner, tradicional no setor de cama, mesa e banho. O valor do negócio não foi revelado. A Pierre Alexander, há 24 anos no mercado de cosméticos, estava à venda desde a morte de seu fundador, Luiz Felipe de Paola Osório, em dezembro de 2003. ¿A viúva e os herdeiros queriam sair do negócio¿, diz a diretora-geral da empresa, Juracy Monteiro. As negociações com potenciais investidores começaram em junho de 2004, mas apenas em julho deste ano a Selby assinou uma opção de compra, fechada no fim do mês passado. Além da Pierre Alexander, os investidores estão interessados em outras empresas na área de saúde e beleza para montar um novo portfólio de negócios.

Com a compra, as 60 mil revendedoras da Pierre Alexander passam a oferecer novos produtos no próximo ano. ¿Teremos também um catálogo têxtil, possivelmente com toalhas de banho e produtos de praia, mas com a marca Pierre Alexander¿, diz a executiva. Para o segundo semestre de 2006 está planejado o lançamento de uma outra linha de produtos, que ela não revela por causa da concorrência. Mas deixa claro que a empresa não pretende trilhar o caminho da Avon, com catálogos de diversos produtos, além de cosméticos. ¿Teremos no máximo cinco linhas adicionais¿, diz. Há seis meses o banco PanAmericano e a Pierre Alexander fecharam acordo para a venda de crédito consignado para aposentados do INSS. Mas a parceria não foi adiante porque o resultado da venda ficou abaixo do esperado.

A Selby promete abrir novas portas para a Pierre Alexander no mercado externo. A empresa de cosméticos vende hoje para os Estados Unidos, Japão e América Latina. Mas as exportações representam menos de 1% do total de vendas ao consumidor, que estão em torno de R$ 110 milhões/ano . ¿Nossas exportações são pontuais. Mas o novo controlador já tem uma estrutura para vendas externas, o que ampliará possibilidades para a Pierre Alexander¿, diz.

A empresa, com fábrica e centro de distribuição localizados em Diadema (SP) não ampliará as instalações nos próximos três anos. No ano passado, segundo a executiva, a Pierre, com grande penetração na classe C, saiu do prejuízo e fechou o ano com lucro operacional. A maior parte dos produtos de beleza, um setor que no ano passado movimentou R$ 13,1 bilhões, é vendida no comércio tradicional. Ele representa 94% das vendas do setor. O ¿porta a porta¿, tem participação de apenas 6%, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).