Título: Número de fusões e aquisições no Brasil cresceu 31,6% até agosto
Autor: Márcia De Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/09/2005, Economia & Negócios, p. B10

Segundo a consultoria Deloitte, autora do estudo, dados refletem o momento favorável pelo qual passa a economia do País

Voltou a crescer este ano no Brasil o número de fusões e aquisições entre companhias, refletindo o momento favorável pelo qual passa a economia nacional. De janeiro a agosto, ocorreram 200 transações entre empresas, volume 31,6% maior em relação a igual período de 2004, aponta o levantamento da consultoria Deloitte, que consolidou as operações anunciadas no mercado. ¿Se esse ritmo for mantido, a perspectiva é de que 2005 feche com 266 negócios, 39 a mais do que no ano anterior¿, calcula o sócio da área de Finanças Corporativas da consultoria no Brasil, Ricardo Carvalho. No ano passado inteiro, houve um recuo no total de fusões e aquisições. Foram 227 transações, ante 284 em 2003.

Na avaliação do executivo, os resultados demonstram o otimismo do empresariado com relação ao crescimento sustentado da economia brasileira. ¿Não se trata de vôo de galinha, como chegaram a avaliar alguns consultores¿, lembra. Ele pondera também que os empresários nacionais geralmente são mais cautelosos ao bater o martelo na compra de empresas, porque têm menos capital e olham mais o curto prazo, ao contrário dos estrangeiros.

De toda forma, a maior parte dos negócios fechados entre janeiro e agosto, 133 de um total de 200, envolveu empresas brasileiras adquirindo outras companhias aqui e no exterior, 54,6% a mais do que no mesmo período de 2004. Enquanto isso, o número de fusões e aquisições anunciadas por empresas estrangeiras no Brasil ficou estável em 66 operações.

Ricardo Carvalho lembra que, normalmente, os negócios envolvendo companhias de fora deslancham nos últimos meses do ano, quando os executivos retomam as atividades depois das férias de verão no Hemisfério Norte. Entre os países que mais se destacaram nas aquisições no Brasil feitas por empresas estrangeiras até agosto estão os Estados Unidos com 24 operações; França com 7; Portugal com 4; Índia com 3 e Japão, também com 3.

Outro dado que chama a atenção no levantamento é que as aquisições realizadas por empresas brasileiras no exterior, entre janeiro e agosto, mais que dobraram em relação ao mesmo período de 2004. Nesse período, foram fechadas 29 transações, ante 13 nos mesmos meses do ano passado. Os principais mercados em que o Brasil foi às compras ou fechou parcerias foram os Estados Unidos e a Argentina, cada país com quatro negócios fechados.

Carvalho diz que foi a primeira vez na história recente que se registra crescimento tão expressivo no volume de empresas brasileiras fechando negócios no exterior. Ele observa que a valorização do real em relação ao dólar contribuiu para esse movimento, além da tendência de globalização das companhias que, para adquirirem competitividade e se transformarem em fornecedoras mundiais para vários clientes, precisam fincar bandeira em outros países.