Título: PT terá nova debandada antes mesmo do 2.º turno
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/09/2005, Nacional, p. A7

O PT assiste, a partir de hoje e até sexta-feira, uma nova debandada de parlamentares e dirigentes descontentes com os rumos do partido. Parte das correntes ou grupos que disputaram a eleição interna ao lado de Plínio de Arruda Sampaio, na chapa Esperança Militante, costura a saída da legenda em bloco. "Estamos divididos, metade quer sair, metade ficar. Não comando ninguém, mas anuncio minha decisão amanhã (hoje)", afirmou Plínio, quarto colocado na corrida pela presidência do PT, com 13,4% dos votos. A corrente Ação Popular Socialista (APS), à qual é ligado o deputado federal Ivan Valente (PT-SP), tende a deixar o PT sem fechar nenhum apoio no 2.º turno da sucessão petista. A APS tem deputados estaduais , vereadores e dirigentes em 20 Estados. Chico Alencar (PT-RJ) e outros 6 ou 8 deputados do Bloco Parlamentar de Esquerda também devem sair.

Na semana passada, o deputado federal João Alfredo (CE) devolveu a estrela vermelha, assim como dois vereadores em Niterói e militantes do Movimento de Unidade Socialista, do Rio. Integrantes da tendência Fórum Socialista, a mesma do líder do PT na Assembléia de São Paulo, Renato Simões, já deixaram a sigla. Nem o resultado da eleição, que ampliou o espaço da esquerda no comando do PT, impediu as baixas.

Os dados finais do pleito serão divulgados até amanhã; Raul Pont, da Democracia Socialista, deve ir ao 2.º turno presidencial contra Ricardo Berzoini, que é do Campo Majoritário. Pont ainda tenta obter o apoio de Plínio.

O caminho da maioria dos dissidentes será o mesmo de João Alfredo, o recém-nascido PSOL, que flexibilizou a filiação para recebê-los. "A 'filiação democrática' é tradicional na esquerda européia", explicou o ex-petista Milton Temer, dirigente do PSOL. "Como há identidade com essas personalidades, elas podem disputar a eleição sem se submeter ao estatuto e ao programa partidário." O desejo dos dissidentes é construir um novo partido. Mas quem quiser concorrer no ano que vem precisa estar filiado à legenda pela qual será candidato até sexta, dia 30.