Título: Câmara marca eleição para quarta-feira
Autor: Denise Madueño, Vera Rosa e Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/09/2005, Nacional, p. A4

O presidente interino da Câmara, José Thomaz Nono (PFL-AL), e os líderes dos partidos definiram ontem os critérios para a eleição do substituto de Severino Cavalcanti (PP-PE) na presidência da Casa. A eleição foi marcada para quarta-feira em sessão às 10 horas e, no caso de segundo turno, às 18 horas. Na reunião, os líderes decidiram que os integrantes da atual Mesa Diretora não estão impedidos de disputar o cargo.

Na reunião de ontem, eles acertaram ainda a proibição de uso de banners e panfletos - materiais usados à exaustão na disputa passada, em fevereiro - candidatos à presidência da Câmara.

Ontem, dez deputados falaram como candidatos. Mas apenas dois - João Caldas (PL-AL) e Jair Bolsonaro (PP-RJ) - registram suas candidaturas na Secretaria-Geral da Mesa. O prazo para registro de candidaturas termina às 18 horas da terça-feira. No mesmo dia, os postulantes ao cargo que até quarta-feira era de Severino Cavalcanti vão participar de debate promovido pela TV Câmara. Foi o único evento oficial de campanha - também fruto de acordo entre os líderes - programado para a sucessão fora de época na Casa.

De acordo com o regimento interno da Câmara, a sessão para a escolha do futuro presidente da Casa só pode ser iniciada com quórum mínimo de 257 - de um total de 513 - deputados. Vence a eleição quem conseguir metade mais um dos votos válidos. Em caso de empate, vence o que tiver mais tempo de mandato e, se ainda persistir o empate, o mais idoso.

A ordem em que os candidatos aparecerão na cédula de votação será definida em sorteio. A sessão de eleição é aberta, mas a votação é secreta, em cabines colocadas nas laterais do plenário, e as cédulas são depositadas em urnas. A escolha do último presidente, Severino Cavalcanti, invadiu a madrugada e durou cerca de 17 horas.