Título: Imagens da TV ajudarão a avaliar se houve violência contra estudantes
Autor: Ana Paula Scinocca e Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/09/2005, Nacional, p. A5

O presidente interino da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), deve requisitar às emissoras de televisão imagens do confronto entre estudantes e seguranças para avaliar se os funcionários responsáveis pela segurança cometeram excessos. "Se ficar comprovado que houve abuso, vamos tomar providências", afirmou Nonô. O confronto ocorreu na quarta-feira, durante a sessão em que Severino Cavalcanti (PP-PE) renunciou. O tumulto aconteceu quando Nonô determinou aos funcionários da Câmara que esvaziassem as galerias, onde o grupo de 20 universitários acompanhava o discurso de despedida de Severino.

Ontem, o deputado Chico Alencar (PT-RJ)encaminhou ofício à Mesa da Câmara solicitando que se cobrem explicações sobre o episódio. "Sei que eles (seguranças) cumpriram a ordem do presidente (Nonô) para esvaziar as galerias. Mas é claro que houve abuso", comentou.

REGIMENTO

Nonô diz ter agido conforme o regimento. "A ordem para esvaziar as galerias tinha de ser dada. Fui correto ao determiná-la. Se houve excesso, providências têm de ser tomadas para que isso não se repita", afirmou. "Mas vou ter de ver isso depois. É difícil fazer campanha e resolver esse problema", prosseguiu o pefelista, que ontem passou o dia em campanha para ser eleito, na próxima quarta-feira, o substituto de Severino Cavalcanti.

Estudantes voltaram ontem a pedir mais verba para a educação e a protestar contra a corrupção em Brasília. Pela manhã, eles caminharam por corredores da Câmara. A manifestação foi rápida e pacífica.