Título: No Rio, mil fazem passeata contra o governo
Autor: Ribamar Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/09/2005, Nacional, p. A12

Mil pessoas, na avaliação da Polícia Militar, participaram ontem de uma passeata contra a corrupção e o governo Lula. A manifestação foi dominada por bandeiras do PSOL, do PSTU e do PDT, e seguiu o percurso tradicional dos atos políticos realizados no centro do Rio, partindo da Candelária, pela Avenida Rio Branco, até a Cinelândia. À frente da manifestação havia uma grande faixa com a frase: Contra a política econômica de Lula/FMI - Fora todos os corruptos. "Lula sabia/PT ladrão/rouba do povo pra botar no cuecão", cantavam os militantes.

Participaram do protesto também aposentados, diversos sindicatos e representantes de categorias em greve, como os funcionários da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Colégio Pedro II, uma escola federal. Bancários, que ontem decretaram paralisação de 24 horas, engrossaram a passeata.

Estiveram presentes ao ato o ex-deputado Milton Temer e o deputado João Batista de Araújo, o Babá, dois ex-petistas que hoje estão no PSOL. Babá defendeu a convocação de um plebiscito para decidir sobre a permanência de Lula no cargo.

"O Congresso não tem moral para votar o impeachment do Lula, que já merece", discursou Babá no protesto. "Lula tem de sair", acrescentou. Cem PMs, do Batalhão de Trânsito e do 13º Batalhão (Praça Tiradentes) acompanharam a passeata sem registrar incidentes.