Título: Presidente também não vai votar no 2.º turno
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/09/2005, Nacional, p. A18

Apesar de ter anunciado que comparecerá ao segundo turno da eleição do PT, marcada para 9 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estará no Brasil. Lula confirmou presença na Cúpula sobre Governança Progressista, na Província de Mpumalanga, na África do Sul, nos dias 8 e 9. "O presidente fez uma manifestação de vontade política (de participar do segundo turno)", observou o presidente do PT, Tarso Genro, ao saber que Lula estará fora. "Se surgiu alguma coisa que ele precise ir, ele deve ir."

A ausência de Lula no primeiro turno provocou críticas de vários petistas, inclusive do senador paulista Aloizio Mercadante. Até no Palácio do Planalto muitos discordaram da decisão. "Foi um erro ele não ter votado. O partido precisava dele", disse um de seus auxiliares.

Para evitar problemas com uma nova ausência de Lula, colaboradores do presidente vão conversar com dirigentes do PT para saber se o regimento do partido permite "voto em separado" para quem está fora do Brasil. Na noite de ontem, Tarso ainda não havia sido consultado.