Título: Rita chega hoje, mas já matou 26
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/09/2005, Internacional, p. A22

O furacão Rita nem tinha chegado à terra ontem, mas já causava mortes e destruição. O incêndio de um ônibus que transportava um grupo de idosos de Houston até Dallas deixou 24 mortos e 13 feridos. Em New Orleans, um dique situado numa das áreas mais afetadas pelo furacão Katrina, no dia 29, se rompeu por causa das pesadas chuvas que antecederam a chegada do Rita. As mesmas chuvas inundaram uma cidade em El Salvador, causando a morte de outras duas pessoas. As causas do incêndio do ônibus, que explodiu logo depois, ainda não foram esclarecidas. Autoridades de Dallas se limitaram a informar que o fogo começou em razão de um problema mecânico. A explosão impediu que a maior parte do idosos, que estavam sendo transferidos de um asilo de Houston, fosse tirada do veículo. O incidente complicou ainda mais o trânsito na Rodovia Interestadual 45, um dos principais corredores utilizados pelos 2,7 milhões de moradores da costa que fogem do furacão.

Embora tenha perdido força ontem, passando da categoria 4 para a 3, com ventos de até 208 quilômetros por hora, o Rita mantinha ontem um grande potencial de destruição, segundo estudos do Centro Nacional de Furacões (NHC, pelas iniciais em inglês) de Miami. Pelas projeções do centro, o Rita deveria tocar a terra ao amanhecer de hoje em Port Arthur, cidade do Texas próxima da fronteira estadual com a Louisiana, com a mesma categoria 3,.

Ainda segundo o NHC, o furacão deve ficar ainda mais debilitado à medida que for avançando pelo continente. Com base nessas informações, os analistas estavam ontem um pouc o mais otimistas quanto à possibilidade de o Rita não chegar a provocar danos catastróficos nas instalações petrolíferas que se concentram ao redor de Houston.

Apesar de não estar diretamente no caminho do fenômeno, New Orleans deve ser atingida por chuvas ainda mais fortes do que as registradas ontem. Os ventos ciclônicos devem ainda levantar ondas de quatro metros e aumentar o nível do Rio Mississippi e do Lago Pontchartrain, que cercam New Orleans, em até um metro e meio.

A cidade, que fica três metros abaixo no nível do mar, ainda está quase totalmente inundada desde a passagem do Katrina, que deixou mais de mil mortos, principalmente na Louisiana e no Mississippi. As chuvas de ontem causaram o rompimento do dique perto do Distrito 9, um dos mais afetados pela inundação provocada pelo Katrina, e não se descarta a possibilidade de colapso de outras partes da barreira.

Depois de ordenar a retirada de todos os moradores da cidade, o prefeito de Houston, Bill White, disse ontem que não havia mais tempo para a saída dos moradores que ficaram. "Se você não saiu até agora, não saia mais", declarou White durante uma entrevista coletiva. "As estradas estão engarrafadas e você estará o melhor se permanecer em sua casa ou em outro lugar que seja seguro."