Título: França dá 750 euros por mês pela terceira criança do casal
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/09/2005, Vida&, p. A34

A partir de 1º de julho de 2006, os casais franceses que optarem por ter um terceiro filho receberão do governo uma licença de 750 (R$ 2.025) por mês por um ano. A medida, anunciada anteontem pelo primeiro-ministro Dominique de Villepin, tem como objetivo evitar o envelhecimento populacional da França, que tem uma das mais baixas taxas de fertilidade da Europa, com uma média de 1,85 filho por mulher. Atualmente, as mulheres que decidem parar de trabalhar para cuidar de seus filhos menores de 3 anos podem receber, no máximo, 521 (R$ 1.406) mensais. Essa permissão é de seis meses para o primeiro filho e de três anos a partir do segundo.

No entanto, segundo as estatísticas, as mulheres francesas têm aumentado a idade com que se tornam mães pela primeira vez, além de estenderem o tempo entre uma gestação e outra. "Ao lado da licença de três anos, que continuará existindo, as mulheres poderão se beneficiar, a partir de seu terceiro filho, de uma licença mais curta, com uma duração de um ano", disse Villepin em seu discurso na Conferência da Família, realizada em Matignon.

Foram anunciados ainda outros incentivos para os casais, como um cartão de descontos em compras e transporte público para as famílias com três ou mais filhos. Também serão criadas cerca de 15 mil vagas em creches e a verba destinada a instituições públicas que cuidam de crianças com menos de 6 anos deverá ser dobrada.