Título: Teatro diplomático falha na encenação
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/09/2005, Economia & Negócios, p. B8

Apesar do fiasco e da tensão entre os diplomatas, os ministros fizeram questão de pintar um cenário otimista e acabaram montando um verdadeiro teatro na embaixada do Brasil em Paris. "Estou mais otimista depois desse encontro", afirmou Rob Portman, representante da Casa Branca para o comércio. "O encontro mostrou o compromisso político entre nós e que damos prioridade ao sistema multilateral. Concordamos que vamos continuar em contato uns com os outros" , afirmou o chanceler Celso Amorim. Com a crescente pressão por um acordo, os ministros estão cada vez mais preocupados em manter uma imagem de solidariedade e de apoio mútuo. Diante dos poucos resultados, passam a redefinir conceitos como "avanço" e "sucesso". "O primeiro passo em um processo é compreender onde estão os obstáculos e acredito que a reunião foi extremamente útil. A compreensão é um avanço concreto", disse Amorim. "Avançamos significativamente", afirmou Peter Mandelson, comissário de Comércio da União Européia.

O teatro montado pelos ministros não é o primeiro. Há poucas semanas, em Bruxelas, os ministros do Mercosul e da Europa já haviam combinado que tentariam mostrar avanços, apesar de o único resultado concreto do encontro ser a elaboração de uma agenda de trabalho.

Desta vez, a encenação foi estragada pela comissária de Agricultura da Europa, Mariann Fischer Boel, que afirmou que os ministros haviam debatido a redução de subsídios nos Estados Unidos e que Washington não mostrou nada concreto.

Portman declarou desconhecer o assunto. Mandelson refutou a informação e, irritado, repetia em voz alta que "não reconheço essa informação". Amorim nada comentou. Apenas sorriu - mas diplomatas brasileiros confirmaram a versão da comissária.