Título: Tasso vence resistências de Serra e deve ser eleito presidente do PSDB
Autor: Guilherme Evelin
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/09/2005, Nacional, p. A4

O senador Tasso Jereissati (CE)) está prestes a consolidar a sua eleição, em novembro, para a presidência nacional do PSDB. Na última quinta-feira, a ida de Tasso para o cargo hoje ocupado pelo senador Eduardo Azeredo (MG) foi tema de jantar que reuniu, num restaurante francês do bairro de Higienópolis, em São Paulo, o senador cearense, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o prefeito José Serra. O encontro serviu para dissipar suspeitas de que Serra poderia ser um obstáculo para a eleição de Tasso, por causa de pendências ainda relacionadas à eleição presidencial de 2002. Há três anos, depois de perder para Serra a disputa interna no PSDB pela indicação para a candidatura ao Palácio do Planalto, Tasso apoiou na eleição o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes - fato que abalou as relações dos dois.

Por causa desse precedente, alguns aliados de Serra, hoje apontado pelas pesquisas como o nome mais forte para derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, vinham condicionando a unção de Tasso a um compromisso de isenção no processo de escolha do candidato tucano ao Planalto, no começo do próximo ano.

Depois de uma série de conversas preliminares ao jantar, Tasso começou a colher elogios até de desafetos históricos entre os "serristas". "Ele tem estatura para ser presidente e é uma uma voz importante do PSDB. O partido está unido para entrar em 2006 e vencer as eleições", disse o secretário municipal de Governo de São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira. Em 2002, no auge da disputa interna, Aloysio, então ministro da Justiça do governo FHC, e Tasso quase partiram para a briga física durante reunião no Palácio da Alvorada.

Empresário e três vezes governador do Ceará, Tasso tem o perfil gerencial considerado ideal para comandar uma campanha presidencial. É considerado também pé-quente. Ele era o presidente do PSDB quando FHC foi escolhido como candidato a presidente na campanha vitoriosa de 1994.