Título: Bolsistas têm desempenho bom e índice baixo de faltas
Autor: Renata Cafardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/09/2005, Vida&, p. A28

Avaliações preliminares das instituições indicam que os universitários bolsistas do ProUni têm bom desempenho e baixos índices de faltas. Até o fim do ano, as faculdades, universidades e os centros universitários que aderiram ao programa devem enviar ao MEC relatórios sobre esses novos estudantes.

Quem não tiver aprovação igual ou superior a 75% das disciplinas perde a bolsa.

Nas Faculdades de Campinas (Facamp) - uma instituição de excelência aberta por ex-professores da Unicamp -, dos 37 alunos do ProUni, 15 terão 100% de aprovação neste ano.

Outros 11 devem ser aprovados em mais de 72% das disciplinas.

Menos de um terço, portanto, só conseguiu êxito em, no máximo, 60% delas. 'A maioria tem 95% de presença. Dá para perceber muita seriedade e interesse', diz Carlos Minchillo, coordenador do ProUni na Facamp. 'Fico preocupado com a bagagem cultural que precisa ter um jornalista', diz o bolsista Eduardo Ananias, de 20 anos, que estuda Jornalismo na instituição. O curso é integral e, todo dia, ele passa algumas horas na biblioteca após as aulas. Eduardo tem bolsa de 100% na mensalidade de cerca de R$ 1.400. Pelo ProUni, as instituições particulares precisam oferecer 10% do número de vagas em bolsas, entre integrais e parciais, para os carentes oriundos de escola pública. Em 2006, serão 8,5%. 'Não tem sentido eu não prestar atenção. Preciso aproveitar essa oportunidade', completa Anderson Bernardo, de 18 anos, que estuda Desenho Industrial na Universidade Mackenzie. 'Sempre quis trabalhar com animação ou sites. Não tem como enjoar do curso', explica. A instituição tem 374 bolsistas e informou que os alunos têm boas notas.

Para o ministro Fernando Haddad, não há surpresa. 'Esse aluno já superou muitos obstáculos. Ele sabe que está decidindo seu futuro ali na faculdade.' Em 2004, a Unicamp passou a dar mais pontos para alunos de escolas públicas no vestibular. Um estudo havia mostrado que eles se saem melhor no curso que os colegas de escola particular.