Título: Ministro negocia com Valdemar e Mabel
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/09/2005, Nacional, p. A4

ARTICULANDO: Um dos principais acusados do caso do mensalão, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto (PL-SP), que renunciou ao mandato em agosto, participou diretamente das negociações pelo apoio de seu partido ao deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP). Valdemar foi ao Palácio do Planalto com o líder do PL na Câmara, Sandro Mabel (GO). Os dois foram recebidos pelo ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner.

O PL diz que perdeu espaço com a saída do vice-presidente José Alencar - que deve ingressar no PMDB mas continua no Ministério da Defesa. A dupla citou, como opções, os Ministérios da Educação ou da Previdência.

Enquando Costa Neto e Mabel pediam mais espaço no primeiro escalão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentava resolver outra pendência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, também do PL: a liberação de recursos para estradas federais que estão em condições precárias. O ministro tentou minimizar a negociação afirmando que há cerca de 15 dias falara com Lula sobre a liberação de pelo menor R$ 680 milhões.

"São obras já iniciadas e importantes", disse o ministro que se reuniu no início da noite com Aldo Rebelo depois de participar do ato de apoio ao candidato do governo. Segundo ele, na sua conversa de hoje, Lula quis saber como PL se comportaria na eleição da Câmara. "O bom senso prevaleceu, mas isso não tem relação com a liberação dos recursos pois não sei quando e quanto vai sair", completou. "Se puser o nosso ministério para funcionar já é um avanço", completou Mabel, acrescentando que as negociações com Aldo começaram no fim de semana.