Título: Saída de históricos do PT deixa Lula 'magoado'
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/09/2005, Nacional, p. A10

A saída de militantes históricos do PT como Plínio de Arruda Sampaio, Hélio Bicudo e Chico Alencar deixou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "triste" e "magoado". Mesmo já sendo esperada a debandada de alguns integrantes do partido, o presidente Lula esperava que históricos integrantes do PT, apesar de discordarem de pontos fundamentais, como a política econômica, se mantivessem nas suas fileiras. O governo está preocupado com este forte movimento e destacou o ministro-chefe da Secretaria Geral, Luiz Dulci, para conversar com os petistas e tentar conter novas baixas, embora esteja convencido de que elas ainda ocorrerão. Mas de uma coisa, pelo menos, o governo está convencido de que esta debandada não irá interferir no resultado da eleição para a presidência da Câmara dos deputados. O governo está certo de que os parlamentares que estão saindo do PT, votarão em Aldo Rebelo (PC do B) para a Presidência da Câmara, por uma questão ideológica.

Lula comentou com interlocutores que tinha ficado chateado principalmente com Plínio e Bicudo por achar que eles estão sendo injustos com o presidente. Considerou particularmente injusto o artigo escrito de Plínio de Arruda Sampaio em que ataca o próprio presidente Lula e o PT.

A interlocutores, Lula comentou que tem consciência de que não tem dado a devida atenção a pessoas como esses importantes militantes. Mas acha também que eles deveriam levar em conta as dificuldades que enfrenta no governo e que o momento é de união e não de divisão. A saída deles e de vários outros petistas do partido já era esperada e há setores no Planalto que acham mesmo que quem não está à vontade, deve sair mesmo. Mas há quem não concorde e daí o ministro Dulci ter sido mobilizado por Lula para evitar maiores debandadas.