Título: CPI dos Bingos pode convocar juiz para depor
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/09/2005, Esportes, p. E2

Além de Edilson Carvalho, Nagib Fayad deve ser chamado se requerimento de líder do PT for aprovado

O juiz Edilson Pereira de Carvalho e o empresário Nagib Fayad, envolvidos no esquema de manipulação de resultados de jogos de futebol, poderão ser convocados para depor na CPI dos Bingos. Os requerimentos pedindo a convocação, e também a quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal do árbitro e do empresário foram protocolados ontem pelo senador Tião Viana (PT-AC). A alegação é que o pedido se encaixa no alvo da CPI, de apurar a utilização das casas de bingo para a prática de crimes de lavagem, ocultação de bens e da ligação com o crime organizado. Mas senadores da oposição não concordam. Alegam ainda que a real intenção, ao "puxar'' um assunto sem ligação com os escândalos ligados ao governo Lula, é mesmo o de "embaralhar, confundir e tumultuar o trabalho da comissão''. "Aviso que votarei contra esses requerimentos. Se a Polícia Federal não avançar além do que já foi nessa investigação, não poderá mais ser chamada de polícia'', antecipa o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que também assinou os requerimentos, contesta. "É uma boa oportunidade para que a CPI volte ao seu foco. É um forte indício de ligação do futebol com o crime organizado vinculado aos jogos de bingo, alvo da investigação da CPI.'' O líder do PFL, senador José Agripino (RN), defende que cabe às comissões de inquérito priorizar investigações envolvendo dinheiro público. "Estamos entupidos de denúncias contra os cofres públicos. Mudar o rumo, agora, só ajuda aos envolvidos.''

O relator da CPI, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), vai propor outra alternativa, a de pedir ao Ministério Público que remeta à comissão os dossiês do escândalo do apito. Alega que dessa forma será possível fazer conexão deste escândalo com os já estão na CPI. "Se for a mesma máfia, aí sim, devemos avançar nas investigações.''

OUTRA CPI?

Em São Paulo, os deputados estudam criação de uma CPI para apurar o escândalo do apito, por envolver também jogos do Campeonato Paulista. A definição sairá hoje, às 13 horas, em reunião envolvendo os líderes de partido. Caso se mostrem favoráveis à investigação, serão necessários assinaturas de 32 deputados para a criação da CPI.

No Paraná, o presidente do TJD, Bortolo Escorssin, deve julgar amanhã a proposta de indiciamento de 11 pessoas, entre juízes, diretores e membros da Federação Paranaense, acusado de participação em um esquema de manipulação de resultados.