Título: Terremoto abala norte do Peru
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/09/2005, Internacional, p. A12
Tremor, de 7,5 graus na escala Richter, mata pelo menos dois e é sentido em Guayaquil, no Equador, e em Manaus, no Brasil
Um terremoto de 7,5 graus na escala Richter atingiu no domingo à noite (madrugada de ontem no Brasil) o norte do Peru, matando pelo menos 2 pessoas e ferindo 40, segundo fontes oficiais. Cinco dos feridos se encontravam ontem em estado grave. O Instituto de Geofísica afirmou que o epicentro do abalo foi localizado entre as cidades de Lamas e Moyobamba, 700 quilômetros ao norte de Lima. O tremor foi sentido também em Guayaquil, no Equador, e Manaus, no Brasil (ler abaixo). "Várias casas desabaram e há vários mortos", afirmou Carlos Mori, morador de Lamas. "Todos os habitantes da cidade estão nas ruas." Ele afirmou que cerca de 20 casas haviam desabado em Lamas. Diversas outras cidades da região estão sem energia elétrica e serviços de telefonia.
Um dos mortos é o engenheiro Nicanor Agüero, que morreu sob os escombros de sua casa, em Lamas. A Defesa Civil informou que mais de cem casas desabaram em vários pontos do país. O chefe do organismo, Juan Luis Podestá, disse que os desabrigados serão instalados provisoriamente em barracas, acrescentando que a ajuda de emergência está sendo enviada à região pelas sedes da Defesa Civil instaladas nas cidades mais próximas. Em Moyobamba, o terremoto derrubou um muro de um presídio local - onde a segurança foi reforçada.
O presidente peruano, Alejandro Toledo, anunciou ontem que viajaria para o Departamento de San Martín, onde ficam as áreas mais afetadas, para acompanhar os trabalhos de resgate e assistência aos desabrigados. "Sabemos que há mortos e fomos informados de que os feridos se espalham por vários hospitais. Os que estiverem em estado grave, nós traremos (para Lima), se necessário, no próprio avião presidencial", disse Toledo.
Em Piura, também no norte do Peru, o pânico tomou conta de milhares de pessoas que assistiam ao jogo entre Costa Rica e México, pelo mundial de futebol sub-17.
O território peruano está sobre a junção de duas placas tectônicas - a de Nazca e a Sul-Americana -, onde abalos são mais freqüentes. "Este tremor foi produzido pela deformação da placa de Nazca a uma profundidade de cerca de 100 quilômetros abaixo da Cordilheira dos Andes", informou o presidente regional do Departamento de San Martín, Julio Cárdenas.
Em 1970, um terremoto de 7,9 na escala Richter causou a morte de 70 mil pessoas em Chimbote. Em 2001, um tremor de 8,4 graus causou a morte de 78 pessoas em Arequipa, no sul do país.