Título: Sem-terra estão perdendo a esperança, diz CPT
Autor: José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/09/2005, Nacional, p. A10

VIOLÊNCIA: O número de invasões de terras e criação de novos acampamentos diminuiu 44% neste ano em relação a 2004, de acordo com levantamento divulgado ontem pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Enquanto em 2004 foram registrados 1416 conflitos no período de janeiro a agosto, neste ano foram 794 no mesmo período. Na opinião do coordenador nacional da CPT, Isidoro Revers, essa diminuição mostra que os sem-terra estão perdendo as esperanças no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. "Das 450 mil famílias previstas para serem assentadas pelo Plano de Reforma Agrária, apenas 160 mil tiveram acesso à terra em quase três anos de governo", diz.

Por outro lado, o número de pessoas mortas em conflitos pela terra aumentou. De janeiro a agosto deste ano, 28 pessoas foram mortas, enquanto no mesmo período do ano passado ocorreram 27 casos. "Apesar das inúmeras denúncias e da ação dos movimentos sociais, a violência persiste", diz Revers.

Metade das mortes registradas pela CPT ocorreram no Pará. O caso que mais despertou atenção foi o assassinato da missionária americana Dorothy Stang, em fevereiro, no município paraense de Anapu.

O relatório também registra 114 ameaças de morte e 144 prisões de janeiro a a agosto.