Título: Turma do mensalão crê em sobrevida
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/09/2005, Nacional, p. A4

Os deputados que correm o risco de cassação por causa do escândalo do mensalão acreditam que ganharam sobrevida com a eleição de Aldo Rebelo (PC do B-SP) para a presidência da Câmara. Eles preferiam a candidatura do líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que consideravam mais afinado com eles. Mas, diante da inviabilidade eleitoral de Chinaglia, optaram por Aldo, esperando o mesmo apoio já negociado com o petista.

Isso explica o abraço acalorado que o líder do PP, José Janene (PR), deu em Chinaglia após a vitória de Aldo, os aplausos de José Dirceu (PTSP) e a euforia do deputado Professor Luizinho (SP).

Quem contou a história ao Estado foi um integrante da base governista que participou das negociações ao lado dos articuladores da candidatura Aldo. O nome de Chinaglia como candidato dos cassáveis foi sugerido por João Pizzolatti (PP-SC), que ressaltou os sinais dados pelo petista em favor dos parlamentares ameaçados.

A comemoração após a proclamação do resultado repercutiu mal. Foi um dos temas mais explorados ontem nos corredores do Congresso, sobretudo pelos oposicionistas. 'Venceu o mensalão', dizia o líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP).

Irritado, Janene reagiu: 'Ele (Goldman) não é uma pessoa com conceito ético e moral para dizer isso.'

'CACHORRO GRANDE'

Na reunião dos líderes, Chinaglia e Janene cobraram de Goldman explicação para sua afirmação de que o mensalão venceu a disputa. Outro deputado que aparece na lista dos que correm risco de cassação, o presidente do PP, Pedro Corrêa (PE), negou que a vitória de Aldo irá favorecer os parlamentares mencionados no esquema de suposto pagamento de mesada para a base aliada.

'O presidente podia ser qualquer um, influencia muito pouco, não ajuda nada', disse.

A comemoração de anteontem, disse Corrêa, aconteceu em razão da vitória do governo. 'A eleição foi duríssima e o PSDB e o PFL também jogaram pesado. Foi briga de cachorro grande.'