Título: Legenda dos evangélicos recebe hoje 16 adesões
Autor: Eduardo Kattah
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/09/2005, Nacional, p. A9

A Igreja Universal do Reino de Deus decidiu montar sua própria agremiação política, o Partido Municipalista Renovador (PMR). O registro definitivo do PMR foi conseguido no mês passado. Ontem, ele recebeu a filiação do vice-presidente José Alencar, que namorou o PMDB mas foi vetado pelo ex-presidente Itamar Franco, e do senador Marcelo Crivella, que poderá ser o presidente da legenda. Para hoje são esperadas filiações de deputados pertencentes à Universal. Eles são 16 e se distribuem em cinco partidos: PFL, PL, PMDB, PP e PTB. O PL tem a maior concentração de parlamentares da Universal. Se houver debandada geral, o partido do ex-deputado Valdemar Costa Neto, que já caiu de 52 para 41 deputados nos últimos dias, vai minguar mais.

O PMR deverá mudar de nome logo. A intenção da Universal é criar uma sigla mais fácil de ser absorvida pelos seus fiéis. Deve transformar-se em Partido Republicano, o PR, logo que for feita a primeira convenção. Para a legalização do partido a Universal recolheu 400 mil assinaturas em todo o País.

Até agora o PMR montou diretórios nos Estados do Amazonas, da Bahia, de Mato Grosso, da Paraíba, do Rio Grande do Sul, de Rondônia, de São Paulo, do Pará e no Distrito Federal.

Por enquanto, o PMR é presidido por Vítor Paulo Araújo dos Santos, líder da Igreja Universal em São Paulo. Vítor Paulo integra o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, um órgão consultivo da Presidência da República.

A Universal consegue unir religião com política e mídia. É a dona da Rede Record, da TV Mulher e de mais de 50 rádios e emissoras de TVs espalhadas pelo País. Seus parlamentares costumam ocupar em peso a Comissão de Comunicação da Câmara, exatamente para evitar que alguém mexa com o seu poderio.