Título: 73 obras devem parar, pede TCU
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/09/2005, Nacional, p. A16

Resultado de uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) recomenda a paralisação de 73 obras públicas. O TCU identificou nestas obras, que não poderão mais receber recursos da União em 2006, indícios de prática de irregularidades. O relatório foi entregue ontem pelo presidente do tribunal, ministro Adylson Motta, ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A fiscalização foi feita pelo TCU de março a agosto deste ano. Uma cópia do relatório será encaminhada à Comissão Mista de Orçamento para que os parlamentares sejam informados de que, para estas obras identificadas, não poderão ser destinados recursos públicos. Segundo o TCU, foram auditadas 415 obras no valor total de R$ 19,3 bilhões.

Em 32 empreendimentos o TCU verificou que há fortes indícios de sobrepreço e em outras 17, de superfaturamento. Esse trabalho, feito pelo TCU desde 1999, é um acompanhamento exigido pelo Congresso. É uma forma de dar subsídios à elaboração da proposta orçamentária.

Entre as obras irregulares estão a ampliação do sistema de transmissão Tucuruí, a modernização do sistema Furnas, em Minas Gerais, as obras da ponte Brasil-Peru, na BR-317, e a expansão de linhas de transmissão em Mato Grosso.