Título: Silêncio de ex-colegas protege árbitro, demitido da Unicamp
Autor: Marcos Rogério Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/09/2005, Esporte, p. E1

Ex-colegas de Paulo José Danelon, demitido por justa causa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), adotaram a política do silêncio. Procurados ontem pelo Estado, preferiram não falar sobre recentes e antigas denúncias que envolvem o ex-funcionário. Danelon trabalhava há 30 anos na Unicamp, ocupava o cargo de técnico de administração e foi demitido no último dia 17 por irregularidades na contratação de serviços terceirizados. O processo de investigação foi aberto há dois anos pela Comissão Processante Permanente da universidade. Além de Danelon, a Unicamp demitiu por justa causa o administrador João José Bertinatto. O processo puniu ainda, com 30 dias de suspensão, outros três funcionários da Faculdade, inclusive o ex-diretor e professor do Departamento de Prótese e Periodontia, Antônio Wilson Sallum, que assinou contratos acertados por Danelon. Todos foram acusados de falta gravíssima e improbidade administrativa.

A investigação foi iniciada na gestão do atual diretor Thales Rocha de Mattos Filho, que assumiu em 2002. A Unicamp não deu detalhes sobre o processo que culminou na demissão dos dois funcionários. Também não divulgou quantos terceirizados foram contratados irregularmente, para quais atividades e nem se ficou comprovado que os demitidos receberam propina para contratá-los.

O diretor não atendeu à reportagem porque tinha outros compromissos, conforme a assessoria de imprensa da Faculdade em Piracicaba. O ex-diretor Sallum não estava ontem na universidade e os funcionários de seu departamento não souberam informam quando ele retornaria. Explicaram que ele estava participando de um congresso e depois teria "outros compromissos profissionais".