Título: 'Nanicos' reú nem-se hoje e negociam candidatura única
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/09/2005, Nacional, p. A7

Os candidatos à presidência da Câmara do PP, Ciro Nogueira (PI), do PTB, Luiz Antônio Fleury Filho (SP), e do PL, João Caldas (AL), vão se reunir hoje para definir, entre eles, um candidato único dos três partidos. Vão analisar os prováveis votos de cada um e decidir qual deles tem melhores condições de ganhar. Ontem os três se reuniram para tentar um acordo, mas ninguém quis abrir mão da candidatura. "Cada um trará a sua lista de votos e vamos conferir", afirmou Fleury Filho.

As projeções indicam que Ciro tem estoque de votos maior. Sua candidatura segue roteiro semelhante ao acontecido em fevereiro passado, quando Severino Cavalcanti foi eleito correndo por fora. Se Severino era o rei do baixo clero, Ciro é o príncipe dessa bancada.

Em campanha pela presidência, o corregedor pretende herdar os votos de seu padrinho político. Seu lema "513 líderes, um compromisso de trabalhar pelo Brasil" se assemelha com o discurso de Severino em que acusou a "elitizinha", o alto clero, de conspirar contra ele.

José Thomaz Nonô (PFL-AL) recebeu ontem, como presidente interino da Câmara, o registro da candidatura de Ciro. Nonô o alertou sobre a decisão tomada pelo colégio de líderes de proibir propaganda ostensiva.

Logo pela manhã, as "ciretes" contratadas em agência de modelos vestiam camiseta de campanha de Ciro e distribuíam panfletos e buttons pelos corredores da Câmara. Uma delas, que pediu para não ser identificado, informou que 50 modelos foram contratadas por dia R$ 60, até amanhã, dia da eleição.