Título: Plínio ainda crê em revolução
Autor: Guilherme Evelin , Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/09/2005, Nacional, p. A5

Ele atribui a Lula parcela de culpa pela desfiguração do partido

Autor do primeiro estatuto do PT, Plínio de Arruda Sampaio deixa o partido 25 anos depois atacando a rendição dos petistas ao objetivo exclusivo de se manter no poder. Quais os maiores erros do PT?

O maior erro foi não ter tido a capacidade de construir uma estratégia alternativa quando sua estratégia inicial se tornou inviável dadas as mudanças econômicas. Nesta hora, a opção por centrar tudo no eleitoral foi o grande erro. O partido tendeu para o marketing político e com o marketing veio toda a série de distorções que geraram a crise.

Como o sr. avalia a participação do presidente Lula nesse processo?

Lula teve de optar por essas duas linhas: ou fazer um partido muito mais nítido com menos chances eleitorais ou fazer um partido mais diluído de socialismo com mais chances eleitorais. Ele optou pela segunda; tem os bônus e agora terá os ônus também.

Que futuro o sr. vê para o PT e para a esquerda brasileira?

Estamos num processo de grandes transformações no País. É como uma pneumonia sem febre; o processo está aí, a mudança é rápida, mas os fatos externos não dão essa impressão. É difícil imaginar o futuro. Tenho esperança de que haja de novo um ascenso da massa popular. Vamos trabalhar para isso.

O sr. vai tentar novos cargos?

Não sei. Para o político, a candidatura é uma coisa que ele nem sempre tem o controle. Agora por exemplo, eu não queria ser candidato. Se forem me tirar de casa outra vez...

O sr. não vê nenhuma perspectiva de mudança no PT ?

Por dentro não. Já mudou a natureza da discussão. Quando a natureza é uma discussão política sobre o socialismo é uma coisa; agora, discutir com pessoas que têm outro objetivo, que não o socialismo, mas simplesmente o exercício do poder, não dá.

Mesmo com o crescimento da esquerda na distribuição de forças internas do PT?

Na verdade, em termos gerais, o Campo Majoritário saiu mais forte do que antes. Se contar os votos que eles têm no diretório, não alterou a composição.

O Campo passou de 52% dos votos para 42%

Mas vamos ver o 2.º turno. O Movimento PT e o PT de Luta e de Massa (correntes de centro que apoiaram o Campo no passado, mas que vinham votando com a esquerda) vão recompor com o Campo.

O que deseja para os petistas?

Que caiam em si. Se recuperar é uma maravilha porque a revolução brasileira não será feita por um partido socialista só, mas por vários.