Título: Apuração no PT termina hoje
Autor: Guilherme Evelin , Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/09/2005, Nacional, p. A5

Disputa entre Pont e Pomar pelo 2.º lugar continua acirrada

O PT anuncia hoje os resultados finais da eleição do dia 18 de setembro O segundo turno da disputa presidencial está marcado para 9 de outubro.

O coordenador do Processo de Eleições Diretas (PED), Francisco Campos, afirmou há pouco que a apuração do pleito realizado no dia 18 de setembro já está praticamente encerrada, porém o resultado oficial será divulgado somente amanhã pelo presidente nacional da legenda, Tarso Genro. Segundo Campos faltam apurar apenas 2% do total e esse votos estão distribuídos nos Estados de Minas Gerais e Bahia. "A disputa pelo segundo lugar continua bastante acirrada", destacou o coordenador.

Segundo o mais recente boletim do PED, o adversário do candidato do Campo Majoritário, Ricardo Berzoini, só será conhecido na divulgação do resultado final, porque a disputa tem Raul Pont, da Democracia Socialista, na segunda colocação com 42.857 votos ou 14,68% do total, seguido por Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, com 42.782 votos ou 14,65% do total. Apesar da disputa voto a voto, os dois já afirmaram que estarão unidos no segundo turno do PED contra Berzoini, que tem 122.745 votos e 42% do total.

"A primeira grande dissidência que tivemos deu origem ao PSTU e a outra, mais recente, deu origem ao PSOL. A eventual saída de grupos da legenda pode até nos prejudicar, mas não a ponto de acabar com o PT e afetar a nossa caminhada rumo a 2006", disse, ao comentar a saída de Plínio e outros dissidentes do PT.

Recursos

Francisco Campos disse que ficou particularmente surpreendido com o elevado índice de votação no primeiro turno do PED, que teve mais de 300 mil votos. Na sua avaliação, o resultado final deste primeiro turno não será afetado pelos recursos que foram impetrados até a última sexta-feira. "Os recursos não vão colocar em risco a lisura das eleições, porque pode até ter ocorrido problemas localizados, mas não a ponto de fraudar ou colocar em dúvida a lisura do PED", garantiu.

Segundo o coordenador, todas as denúncias serão investigadas. Ele disse ainda que recursos serão julgados até quarta-feira desta semana e que o parecer final será dado pela Executiva do partido até o dia 6 de outubro. "Mas quero reafirmar que esses recursos não vão colocar o PED em questionamento", emendou