Título: 'Dinheiro do governo fez a diferença´, acusa Nonô
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/09/2005, Nacional, p. A9

Candidato derrotado à presidência da Câmara, o deputado José Thomaz Nonô (PFL-AL) acusou o governo de 'jogar todo seu peso' para fazer de Aldo Rebelo (PC doB-SP) o substituto de Severino Cavalcanti (PPPE). 'É claro que o dinheiro (do governo) fez a diferença', afirmou Nonô, minutos depois do encerramento da apuração. 'O governo usou dos expedientes que pôde para ganhar a eleição e não seria de esperar outra conduta. Jogou todo o peso, o que tinha e o que não tinha.' O pefelista disse ainda acreditar que com a vitória de Aldo o governo e os deputados que correm o risco de cassação por suposto envolvimento no mensalão 'vão dormir sossegados'.

De fato, deputados que estão na corda bamba comemoraram muito a vitória de Aldo.

Ao mencionar a interferência do Planalto na eleição, Nonô advertiu sobre a presença de ministros no Congresso entre o final da votação do primeiro turno e o início do segundo.

'Basta olhar que entre o primeiro e segundo turnos houve uma enxurrada de ministros que bateram à Casa. É evidente que vieram trabalhar para o governo.' Nonô disse que, diferentemente de Aldo, não teve auxílio externo. 'Amanhã (hoje) vamos saber os bastidores', afirmou, ainda lamentando a ingerência do presidente Lula na disputa.

Mas, afirmou que o resultado foi limpo. 'Fizemos o que pudemos. Me sinto extremamente confortável. Meus colegas fizeram um juízo e optaram por ter um presidente alinhado com o palácio.'

APERTO

Para a oposição, o resultado apertado entre Aldo e Nonô, de apenas 15 votos, mesmo favorável ao governo, aponta as dificuldades que o Planalto continuará tendo para conseguir aprovar projetos de seu interesse na Câmara. 'O governo passou por grandes dificuldades nessa votação.

Nonô não tinha nada para prometer em troca de votos e nem faria isso. O governo colocou cinco ministros aqui durante a votação, ofereceu o céu e a terra e ganhou por magros 15 votos. Isso mostra como a vida deles ainda será dura em cada votação', diz o líder do PFL na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ).

O resultado também fortalece Nonô. Após assumir interinamente o comando da Casa, com a renúncia de Severino, ganhou a confiança dos partidos de oposição e de setores insatisfeitos com o Planalto.