Título: Estudo avalia percepção dos empresários
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/09/2005, Economia & Negócios, p. B3

O ranking divulgado pelo Fórum Econômico Mundial tem abordagem diferente do divulgado no início do mês pelo Banco Mundial (Bird), que mostrou que o Brasil investe só 0,5% do Produto Interno Bruto em infra-estrutura, apesar de ambas mostrarem aspectos deficientes na economia brasileira. O relatório do Bird estava focado nos investimentos em infra-estrutura e quanto influenciam a taxa de crescimento anual das nações. Já o ranking do Fórum analisa outros quesitos, além de infra-estrutura, e avalia que avaliação têm os empresários sobre investimentos feitos.

"Na pesquisa feita para elaboração do ranking, é levada em conta a percepção do empresariado sobre vários aspectos econômicos, não necessariamente os números e dados objetivos", explica Rafael Tello, pesquisador e coordenador da Fundação Dom Cabral, responsável pela pesquisa do Fórum no Brasil.

"Por vezes, então, o investimento em infra-estrutura pode ser até menor em um país do que em outro, mas se ele for feito em uma região estratégica, é percebido de maneira mais positiva pelos empresários."

Para Carlos Arruda, diretor de Desenvolvimento da Fundação e coordenador da pesquisa no País, apontar essas percepções é o ponto forte do ranking. "Certamente, essa percepção influencia o mercado, pois os tomadores de decisão estão vendo em que locais a economia parece mais propícia para investimentos."

No Brasil, a Fundação distribuiu e recolheu as respostas de 212 empresários de 190 empresas de capital nacional e estrangeiro de todos os portes. "Queríamos retratar bem o empresariado brasileiro", diz Arruda. Eles lamentam, no entanto, a queda do País em quase todos os quesitos.