Título: Fila demorada pode dar multa aos bancos a partir de hoje
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/09/2005, Economia & Negócios, p. B8

Entra em vigor hoje na cidade de São Paulo a lei que pretende acabar com as filas nas agências bancárias. A instituição que não atender o consumidor em no máximo 15 minutos, nos dias úteis, receberá multa de R$ 564, dobrada em caso de reincidência. Em vésperas e no dia seguinte de feriados prolongados, o tempo de atendimento será estendido para 25 minutos e nos dias de pagamento dos funcionários públicos para meia hora. Os consumidores que não forem atendidos dentro do prazo estabelecido por lei poderão fazer suas reclamações na subprefeitura local. No caso de as instituições ainda não terem se adequado às exigências da legislação, como a instalação de equipamentos para medir o tempo do usuário na fila, o cliente poderá denunciar o banco pelo telefone 156.

Apesar do tempo estabelecido pela prefeitura, nem todos os bancos se adequaram às exigências até agora. No Bradesco, por exemplo, o equipamento emissor de boleto estará sendo instalado nos próximos dias. O ABN informou que inicialmente, em função da entrega dos equipamentos, adotará um sistema misto, com máquinas em algumas agências e protocolos manuais em outras.

Já o Itaú afirmou que há mais de dez anos faz controle de tempo de atendimento em suas filas de caixa e que está compatível com a lei municipal. Mas reconheceu que alguns dias do mês são afetados por imprevistos que atrapalham o atendimento no tempo esperado.

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Claudio Marcolino, o problema das filas nos bancos está associado à redução do número de empregos, que caiu de 764.923, em 1986, para 398.098, em 2002. Em contrapartida, o número de correntistas e clientes de poupança cresceu de forma acelerada, disse.