Título: ANS faz intervenção em plano de saúde
Autor: Rodrigo Gallo
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/10/2005, Vida&, p. A38

Intersaúde, antiga Saúde ABC, liderou ranking de reclamações durante 5 meses

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu intervir na administração da operadora Intersaúde (novo nome da Saúde ABC), por causa do excesso de reclamações dos segurados. Com isso, a empresa terá um ano para melhorar o atendimento. Caso contrário, terá de repassar a relação de clientes para outro convênio. Segundo a ANS, nenhum cliente da Intersaúde ficará sem atendimento por causa da intervenção.

Os problemas com a empresa começaram a afetar os consumidores há nove meses, quando a Saúde ABC comprou a carteira de clientes da Interclínicas, ampliando para 250 mil o número de associados.

Nem todos os consumidores ficaram satisfeitos com a nova administração do convênio médico. Segundo a lei, a empresa que herda os clientes de outra tem a obrigação de honrar os contratos antigos. Caso isso não ocorra, os segurados podem denunciar o fato à ANS.

Logo após a compra da carteira da Interclínicas, o número de reclamações sobre a empresa aumentou muito na ouvidoria da agência. A operadora ficou no topo do ranking das reclamações por cinco meses.

Por causa disso, a agência decidiu nesta semana implementar um regime de direção técnica na operadora, ou seja, vai monitorar de perto a administração e o atendimento. Caso a empresa não melhore a qualidade em 365 dias, poderá ser obrigada pela agência a liquidar a carteira de clientes.

A Intersaúde informou que a decisão da ANS causou "profunda surpresa e insatisfação", pois a empresa está se empenhando para atender às expectativas dos clientes.

Em nota, a operadora se defendeu dizendo que até julho foram realizadas 219.676 consultas, 5.805 internações e 366.382 exames. Isso, segundo a empresa, mostra que os associados estão conseguindo atendimento.

A maior parte das reclamações referentes à Intersaúde foi feita pelos antigos clientes da Interclínicas, que alegam perda de qualidade no atendimento após a transferência da carteira de clientes.

Uma das consumidoras que enfrentam problemas com a operadora é Maria Antônia Aliboni Crespo, de 65 anos. Ela era cliente da Interclínicas desde 1989 e sempre conseguiu consultas em Osasco, cidade da Grande São Paulo, onde mora.

Contudo, desde que foi incorporada à Saúde ABC, isso mudou. "Todos os meus médicos não atendem mais pelo convênio. Para passar por exames ou consultas, tenho de ir à Lapa ou à Avenida Paulista, em São Paulo", contou.