Título: Itamar continua no PMDB e que concorrer
Autor: Expedito Filho e Eduardo Kattah
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/10/2005, Nacional, p. A4

FICO: O ex-presidente Itamar Franco confirmou ontem sua permanência no PMDB. Depois de conversar em Belo Horizonte com as bancadas estadual e federal do partido, ele admitiu que quer ser candidato no ano que vem. "O PMDB vai se reunir na época da convenção e escolher os seus candidatos. Evidentemente, se estiver inserido na escolha do partido, eu serei candidato. Se eu pudesse escolher, gostaria de voltar ao Senado", contou.

Ele não quis discutir a filiação do vice-presidente José Alencar ao PMR. O PMDB tinha interesse em Alencar, mas Itamar resistia. "Analisar a filiação do ilustre vice-presidente da República não me cabe. Se amanhã tivermos que batalhar juntos numa questão nacional, aí poderei verificar", disse apenas.

Itamar defende a união de políticos do Estado em torno de um candidato mineiro à Presidência. "É preciso romper o bloco monolítico que se está formando em São Paulo", afirmou. "Precisamos apostar que Minas quer ter presença nacional. Se os mineiros se unirem num projeto nacional, o PMDB estará junto e o candidato natural hoje, para mim, é o governador Aécio Neves (PSDB)."